A nossa tarefa é restaurar a democracia brasileira, diz Ciro Gomes em Curitiba

Pré-candidato a presidente pelo PDT participou do evento de filiação do ex-deputado Ricardo Gomyde


O pré-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) desferiu golpes contra esquerda e direita no começo da tarde deste sábado (7) durante o evento de filiação ao partido do ex-deputado federal Ricardo Gomyde, realizado em Curitiba.

Em seu discurso, Ciro acusou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de agravar o desastre econômico e moral cuja responsabilidade ele atribuiu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos governos petistas.

“Nossa tarefa é restaurar a democracia brasileira” afirmou Ciro que se disse convencido de poder chegar ao segundo turno nas eleições de outubro.

Segundo ele, cerca de 30% do eleitorado não se rende à polarização entre Lula e Bolsonaro e um outro 20%, que embora declare voto nos dois candidatos, pode mudar de ideia se aparecer uma terceira proposta viável.

Para construir essa alternativa, o pré-candidato disse que o partido está conversando em nível nacional com União Brasil e PSD, apesar dele reconhecer que esta aliança representaria uma contradição no Paraná onde o PDT faz oposição “respeitosa” ao governador Ratinho Junior (PSD).

“Em junho ou julho, a gente se encontra para ver se sou viável [como candidato a presidente]”, admitiu Ciro.

O pedetista afirmou que os sentimentos de “ódio e mágoa” contra o modelo econômico organizado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e levados adiante pelo PT, que elegeram Bolsonaro em 2018 são compreensíveis.

Mas os ataques mais duros de Ciro foram direcionados contra Lula que “promoveu uma corrupção generalizada, desastrou a economia, botou a Dilma [Rousseff na presidência] e fez um conchavo com [Michel] Temer”.

“Se [o brasileiro] votar no Lula de novo a sensação para os jovens é que o crime vale a pena”, criticou o pedetista.

Segundo ele, ao afirmar que divulgará o programa econômico só depois de eleito, Lula pratica o “populismo mais rasteiro”. Ciro cobrou do petista também explicações sobre a composição da chapa com o histórico rival do PT, Geraldo Alckmin (PSB).

Por fim, o pré-candidato esboçou algumas propostas de seu programa econômico como a retomada de obras públicas para fomentar o setor da construção civil e a reindustrialização forçada do país.

“Lulopetismo, fernandohenriquismo e bolsonarismo destruíram a capacidade de competir da indústria brasileira”, criticou ao usar como exemplo o fato de que 80% das peças da indústria automotiva do Paraná vêm de fora.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “A nossa tarefa é restaurar a democracia brasileira, diz Ciro Gomes em Curitiba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima