Moro não se retrata por plágio em artigo assinado com advogada

Autor de artigo original ameaça judicializar o caso e cobra retratação de ex-ministro. Unicuritiba deleta texto, publicado em revista da faculdade

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, admitiu, nesta sexta-feira (26), que houve plágio em um artigo assinado por ele em parceria com a advogada Beathrys Ricci Emerich, sua orientanda em um curso de mestrado. A matéria tem trechos idênticos a um texto publicado meses antes pelo advogado Marcelo Augusto Rodrigues de Lemos.

Para o site Metrópoles, Moro declarou que a culpa pelo plágio foi da advogada. Versão que foi corroborada por ela, coautora do artigo. Beatrys destacou ao mesmo jornal, neste sábado (27), que a omissão na referência foi uma “falha não intencional”. Ela pediu desculpas para Marcelo Lemos, que aceitou as escusas. Contudo, o advogado ainda espera uma manifestação do ex-juiz sobre o assunto.

O artigo original foi publicado em setembro de 2019 no site Consultor Jurídico, o texto fala sobre o “aviltamento do livre exercício da advocacia em tempos de crise”. Já o trabalho da orientanda de Moro diz respeito a lavagem de dinheiro do crime por meio do pagamento a advogados.

Assim que soube do ocorrido, a faculdade Unicuritiba retirou dos seus arquivos o artigo assinado por Moro e Emerich. A matéria estava publicada na revista acadêmica batizada de “Relações Internacionais no Mundo Atual”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima