Marilena Winter faz história e é primeira mulher a presidir OAB no Paraná

Advogada teve 59% dos votos válidos em eleição da seccional paranaense

A advogada Marilena Winter será a primeira mulher a presidir a seccional paranaense da OAB. Nesta quinta (25), a chapa XI de Agosto, liderada por ela, recebeu 26.736 votos, o equivalente a 59% dos votos válidos. A gestão dela se inicia em 2022, com mandato até 2024.

Embora o grupo, que vem conseguindo se eleger seguidamente, tenha conseguido maioria absoluta, a eleição foi bastante acirrada para os padrões da Ordem no Paraná. A chapa Algo Novo, mais à esquerda, disputou a eleição pela segunda vez e conseguiu 12.679 votos, o equivalente a 28,3% dos votos válidos. Uma terceira chapa, á direita, teve 5.382 votos, ou 12.01% do total.

“É uma vitória emocionante do grupo XI de Agosto”, disse a presidente eleita Marilena Winter. “Marca um momento histórico. A OAB do Paraná sai na frente e muda a história, elegendo pela primeira vez uma mulher”O presidente Cássio Telles disse que esta foi uma grande festa da democracia.

Natural de União da Vitória, Marilena Indira Winter é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Mestre e Doutora em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Atua como procuradora do município de Curitiba desde 1992. É membro do Instituto dos Advogados do Paraná e professora de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na OAB Paraná foi conselheira e secretária-geral, participou de comissões e atualmente exerce a função de vice-presidente da seccional.

A nova diretoria será composta também pelos advogados Fernando Estevão Deneka (vice-presidente), Henrique Gaede (secretário-geral), Roberta Santiago Sarmento (secretária-geral adjunta) e Luiz Fernando Casagrande Pereira (tesoureiro).

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Marilena Winter faz história e é primeira mulher a presidir OAB no Paraná”

  1. Dizer que a vitória da XI de Agosto é uma mudança na história é uma hipocrisia típica do momento brasileiro atual. Políticos mentem com a mesma desfaçatez. Uma pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima