Governo do Paraná doa aviões ao Mato Grosso do Sul e planeja compra de um novo

Aeronaves eram usadas para o transporte de órgãos para transplantes, mas, segundo a Casa Militar, têm alto custo de manutenção

Na última quinta-feira (16), o Governo do Estado do Paraná doou duas aeronaves da Casa Militar ao Governo do Mato Grosso do Sul. Os aviões são do modelo Sêneca III, ano 1984 e prefixos PP-EUS e PP-EIK. 

Segundo a Casa Militar, a decisão foi tomada após uma ponderação sobre o custo-benefício para manter as aeronaves Seneca III. Tendo em vista o alto custo de manutenção, a Divisão de Transporte Aéreo (DTA) optou pela substituição por uma aeronave de melhor performance, conforme planejamento de atualização da frota da Divisão.

O estado garante que a transferência das aeronaves não prejudicou a frota, visto que os modelos já não eram mais utilizados por terem menor capacidade operacional e não atenderem plenamente às necessidades da Administração Estadual e que todas as demandas existentes são supridas pelas demais aeronaves. 

Além disso, o órgão declarou que a venda dos aviões não seria benéfica devido à desvalorização dos veículos após o uso e pelos custos que o processo de venda traria aos cofres públicos e que a doação ainda fortaleceria a relação com o estado matogrossense:  “Optou-se pela doação ao Estado do Mato Grosso do Sul, na perspectiva de fortalecer os laços estratégicos com o Estado vizinho, bem como parcerias para o desenvolvimento de uma política conjunta de segurança nas áreas de fronteira com os países vizinhos”, declara.

Mesmo sem ter a frota desfalcada, o Governo do Paraná já tem projetos para aquisição de mais uma aeronave com motorização turboélice que visa reforçar as atividades da frota estadual, que além de atender as autoridades, presta um serviço relevante nas áreas de saúde, segurança e Defesa Civil. 

Essas aeronaves davam suporte ao Sistema Estadual de Transplantes do Paraná, no transporte, de forma célere e segura, de órgãos e tecidos para transplantes. Desde o início da pandemia de Covid-19, a frota foi destacada para dar apoio ao envio de testes, insumos, vacinas e medicamentos aos municípios paranaenses, além de trazer do Interior os exames RT-PCR para processamento na capital, agilizando esse processo. Os aviões também podem ser utilizados em casos de desastres, como suporte à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, ou durante as ações da Operação Verão. 

Matéria produzida por Jully Ana Mendes sob a orientação de João Frey

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Governo do Paraná doa aviões ao Mato Grosso do Sul e planeja compra de um novo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima