Fórum Paranaense de Mulheres de Partidos Políticos será lançado na próxima semana

O grupo já conta com a adesão de 11 partidos políticos no Paraná

Na próxima segunda-feira (29), será lançado o Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, em Curitiba. A proposta do Fórum é ser um espaço suprapartidário de mulheres que juntas poderão mapear, construir e articular projetos para valorizar e atrair mais mulheres para os espaços de poder.

O Fórum Paranaense foi criado em 23 de julho deste e é vinculado ao Fórum Nacional de Instância de Mulheres de Partidos Políticos, a iniciativa já conta com o apoio de 11 partidos no estado, sendo eles, PV, PSB, PT, PDT, PCdoB, MDB, PSDB, PSC, Cidadania, Republicanos e Partido Novo.

“Estamos em um momento de construção de uma agenda conjunta de mulheres, fazendo um monitoramento de políticas de gênero a nível estadual”, afirma Ana Moro (PDT-PR), coordenadora-geral do Fórum. “O objetivo é se unir para defender as pautas que são de defesa comum. É claro que terá uma ou outra divergência entre os partidos, mas na maioria nós concordamos”, conclui.

Contexto

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 46% dos filiados a partidos são mulheres. No entanto, o Brasil está entre os países com a menor representação feminina na política no mundo: 133º lugar no ranking global, com apenas 15% de mulheres na Câmara dos Deputados.

O Paraná não foge à regra e também enfrenta um cenário de sub-representatividade na política, entre os cargos de liderança dos partidos, apenas 11% são ocupados por mulheres.

O Fórum surge, então, com o objetivo principal de enfrentar as barreiras que as mulheres encontram para se candidatar e se eleger para cargos no executivo e legislativo no país, mas além disso, o Fórum quer ser um suporte para a apresentação de propostas relevantes para mudança do cenário político brasileiro tendo à frente dessas discussões e decisões, as mulheres, as maiores eleitoras do Brasil.

Posse

O evento é organizado pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e acontecerá na próxima segunda-feira (29), às 10h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná.

Durante o evento serão empossadas as coordenadoras do Fórum, que terá Ana Moro (PDT-PR) como coordenadora-geral e Daniella Blanc Marques (Pros-PR), Rosalina Batista (PSDB-PR), Marcilene Soares da Silva Paes (Repulicanos-PR), Maria Ezi Cheiran Neta (PSB-PR), Elza Maria Campos (PCdoB) e Mirella Ferraz (Cidadania-PR) como coordenadoras regionais.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 99919-9800.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima