30 nov 2021 - 14h31

Ducci propõe passaporte sanitário para quem chega ao Brasil

A proposta de Ducci sugere que a obrigatoriedade do passaporte sanitário seja mantida até que a OMS declare o fim da emergência sanitária

O deputado federal Luciano Ducci (PSB) apresentou nesta segunda-feira, 29, na Câmara dos Deputados, um projeto que obriga a comprovação da vacinação completa contra a Covid-19 para a entrada no Brasil. De acordo com o texto, a medida, se aprovada, vale para brasileiros e estrangeiros vindos do exterior por fronteiras aéreas, terrestres, fluviais ou marítimas.

A proposta de Ducci sugere que a obrigatoriedade do passaporte sanitário seja mantida até que a Organização Mundial da Saúde declare o fim da emergência sanitária.

“Nem todos os países estão conseguindo cumprir as metas de vacinação previstas, o que tem levado ao surgimento de novas variantes do vírus, bem como o aumento de casos pelo mundo”, diz o parlamentar.

Na justificativa da proposta, Ducci, que é médico, defende que este controle por vacinação é a maneira mais eficaz para evitar a proliferação de novas variantes.

“É necessário encontrarmos uma forma de diminuir a transmissão do vírus em território nacional e, por consequência, o contágio das pessoas. Por outro lado, não podemos fechar as fronteiras do Brasil para o mundo, uma vez que a circulação de pessoas e mercadorias é importante para a retomada da atividade econômica”, explica.

A exigência, de acordo com o parlamentar, já foi adotada em outros lugares do mundo como Estados Unidos, Argentina e Espanha, que exigem a vacinação completa daqueles que chegam ao país, incluindo brasileiros que viajam para fora do Brasil

O Plural é um jornal independente mantido pela contribuição de nossos assinantes. Ajude a manter nosso jornalismo de qualidade. Assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. E passa a fazer parte da comunidade mais bacana de Curitiba.

Deixe um comentário

Últimas Notícias