Deputado quer exame toxicológico em todos os alunos de estaduais

Ideia, segundo Soldado Adriano José, é evitar consumo de drogas nas universidades públicas

Um projeto de lei protocolado pelo deputado estadual Soldado Adriano José (PV) prevê que todo aluno aprovado em universidades estaduais do Paraná tenha de fazer um exame toxicológico para poder ter direito à vaga. A proposta apenas começou a tramitar e ainda não tem data para ser votada.

De acordo com o projeto, o aluno aprovado terá que fazer um exame que detecta uso nos últimos 180 dias de maconha, cocaína, opiáceos e outras drogas. A aceitação do aluno aprovado em vestibular depende de resultado negativo. Em caso de teste positivo, o estudante teria que primeiro se submeter a tratamento antes de poder ocupar a vaga.

Segundo a justificativa, os alunos custam R$ 21 mil por ano nas universidades estaduais e, em geral, frequentam os cursos quando estão saindo da adolescência e estão mais expostos ao uso de drogas recreativas. As universidades, diz o deputado, sem apresentar qualquer tipo de prova, seriam cada vez mais usadas como pontos de compra e consumo de drogas.

As únicas exceções previstas por Adriano José, um dos integrantes da bancada da bala eleita em outubro, ficam para alunos idosos e para quem fizer cursos integralmente a distância – os demais precisariam todos fazer o exame.

https://www.plural.jor.br/caixa-zero/deputado-quer-acabar-com-visitas-intimas-em-presidios/

 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima