Deputado bolsonarista agride e ameaça líder do MBL no Paraná

Caso ocorreu na Assembleia Legislativa quando Delegado Fernando Martins foi questionado sobre aluguel de imóvel em Curitiba

A reportagem foi editada às 17h16 do dia 6 de junho para acrescentar o posicionamento de João Bettega

O deputado estadual bolsonarista Delegado Fernando Martins, do Republicanos do Paraná, deu um tapa e ameaçou o líder do Movimento Brasil Livre (MBL) no estado, João Bettega, após ser questionado sobre o aluguel de um imóvel que seria pago pela Assembleia Legislativa.

A agressão ocorreu na última terça-feira (31) no gabinete do deputado e foi filmada por uma terceira pessoa que estava na sala. 

Bettega, que tentou se eleger vereador em Curitiba pelo PV em 2020, citou gastos da Assembleia para pagar o aluguel do deputado de um apartamento na capital no valor de R$ 6 mil. “Por que um apartamento tão caro? Você acha moral gastar tanto dinheiro com apartamento de luxo?”.

Martins respondeu que os gastos estão em dentro da lei e que são declarados todos os meses. “É legal o meu ressarcimento, está nas despesas aqui da Assembleia, entendeu? Eu acho que você está sendo equivocado porque aqui em Curitiba o preço do aluguel é caro”, justificou. 

O parlamentar ficou incomodado com a abordagem e disse que Bettega “poderia ter sido mais delicado” ao invés de “pegar alguém desprevenido e ficar questionando”. Ao perceber que estava sendo filmado, Martins se levantou e deu um tapa nas costas do líder do MBL, dizendo: “Você veio falar aqui com polícia, cara”. Por fim, o deputado arrancou o celular da mão da pessoa que gravava a conversa.

Neste sábado (4), Bettega fez diversas publicações nas redes sociais sobre o caso. Em uma delas afirmou que “é inaceitável um deputado alugar veículos e imóveis de luxo com dinheiro da assembleia (ou seja, do contribuinte), enquanto a inflação bate 2 dígitos e o povo passa fome”.

Ao Plural, o líder do MBL disse que, anteriormente, já havia abordado outros deputados com questionamentos sobre as despesas dos políticos, mas que o fazia na saída das sessões da Assembleia. No entanto, com a segurança da Casa reforçada, ele precisou acessar o gabinete de Martins.

Segundo Bettega, após o término da gravação, o deputado teria ameaçado leva-lo à delegacia e depois de mais um momento de discussão, seguranças da Assembleia entraram na sala para apaziguar a situação.

“Eu considero lamentável porque fomos lá como cidadãos contribuintes cobrar o deputado sobre um gasto e ele deve satisfação ao povo. Além disso, ele agiu com truculência, o que não é condizente com uma postura de parlamentar sério. A nossa equipe está analisando qual medida judicial cabível vamos tomar.”

A assessoria de Martins foi procurada, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.

Veja o vídeo

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Deputado bolsonarista agride e ameaça líder do MBL no Paraná”

  1. Tanta info nessa reportagem.
    1) uau! que apartamento lindo! E caro! Como que é legalmente permitido subsídio de R$6mil/mês de aluguel pros deputados estaduais? Isso é pra deputados estaduais que tem domicílio em Ctba tbm? Quais outros subsídios os deputados estaduais recebem?
    2) Republicanos10 … sem comentários né gente…
    3) MBL …. sem comentários né gente…. mas pq o Partido Verde aceitou um cara do MBL pra concorrer as eleições de 2020? Quem tava mais perdido? O PV43 ou o cara do MBL?
    4) Intimidação policial e vinda de um parlamentar. Dá pra entender pq a farda tem que ficar no quartel, a bíblia na igreja, o policial na delegacia e nenhum desses pode fazer parte do legislativo?! É por isso e outras coisas.
    5) O deputado estadual do Republicanos10 vai ser cassado quando?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima