Caso Evandro: Depois de pedir perdão aos acusados, governo quer criar comitê de combate à tortura

O sistema carcerário é um dos meios em que mais ocorrem práticas de tortura

Toda criança nascida na década de 1990 no Paraná tinha medo das “Bruxas de Guaratuba”. O caso remete ao assassinato do menino Evandro Ramos Caetano, de 6 anos, cujo corpo foi encontrado dias depois em um matagal no litoral do estado.

Cinco pessoas confessaram o crime que supostamente tinha motivação satânica: Beatriz e Celina Abagge, Osvaldo Marcineiro, Vicente de Paula Ferreira e Davi dos Santos Soares.

O caso foi revisto recentemente pelo jornalista Ivan Mizanzuk no podcast Projeto Humanos, que apresentou novas provas e apontou que os acusados foram torturados para assumir o crime.

No início do ano, o governo do Estado pediu perdão formalmente à Beatriz Abagge após a finalização de um grupo de trabalho criado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

“Gostaria de destacar que o grupo de trabalho, após assistir a série documental Caso Evandro, ouvir áudios e tomar conhecimento dos relatos espontâneos, bem como, ler o relatório elaborado pelo referido grupo, formei convicção pessoal de que são muitas as evidências que a senhora e outros condenados no caso foram vítimas de torturas gravíssimas, as quais podem ser configuradas como crime e tais práticas são totalmente inaceitáveis e indefensáveis”, diz a carta assinada pelo secretário Ney Leprevost.

Para evitar que isso aconteça novamente, foi enviado à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que institui o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura. Os dois órgãos terão atuação complementar e funcionarão junto à pasta.

Atualmente, o estado conta com um comitê gestor para o monitoramento da execução do Plano de Ações Integradas para a Prevenção e o Combate à Tortura.

O Comitê Estadual será composto por representantes da Sejuf, da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná, do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Estado do Paraná, Conselho da Comunidade, do Conselho Penitenciário, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da sociedade civil organizada.

Representantes do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e da Defensoria Pública do Estado do Paraná comporão o Comitê na condição de convidados de caráter permanente, com direito a voz e sem caráter decisório.

Já o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura será composto por três membros com notório conhecimento, que serão nomeados pelo governador do Estado após seleção de candidatos feita pelo comitê.

Caso Evandro: Problema sistêmico

O projeto enviado para Alep, entre outros, prevê a requisição de “informações relativas ao número, tratamento e condições de detenção das pessoas privadas de liberdade”. Os presos são umas das maiores vítimas de tortura no Brasil.

O banco de dados da Pastoral Carcerária Nacional indica que as denúncias de tortura saltaram de onze casos em 2020 para 26 no ano de 2021, representando um aumento de mais de 126%.

Este comportamento remonta dos porões da ditadura militar. “As práticas de tortura, autoritárias utilizadas durante o período militar permanecem e foram aperfeiçoadas. Os presos são desumanizados e criou-se um imaginário de que defensores dos direitos humanos estão defendendo bandidos. Mas é importante entender que se a tortura acontece com alguém preso, ela também pode acontecer com você, comigo”, explica a doutora Danyelle Nilin Gonçalves, professora da Universidade Federal do Ceará.

Ela é autora do livro O preço do passado (Expressão Popular), que narra histórias presos políticos torturados. Para além do passado, o escrito também relata a luta pela anistia, que aconteceu de uma maneira ampla e irrestrita.

“Não funciona automaticamente: acabou a ditadura, acabou a tortura. Não houve punição pelos agentes do Estado que torturam presos políticos e muito desses torturadores continuaram ocupando espaço em cargos públicos, inclusive eleitos democraticamente, então como cessar essas práticas [de tortura] se os agentes continuavam lá?”

Danyelle Nilin Gonçalves, professora da Universidade Federal do Ceará.

A falta de informação, questionamento e até mesmo indignação em massa da população – diferente do que ocorreu após a queda das ditaduras no Chile e Argentina fez com que o Brasil não “resolvesse o passado”, conforme a pesquisadora.

“Podemos citar aí o Caso Evandro, que em termos históricos aconteceu ontem, faz pouco tempo. A tortura foi adotada para obter confissão dos acusados e isso continua a acontecer. Temos uma cultura violenta no Brasil, uma cultura escravocrata, uma cultura de linchamento.”

O projeto de Lei enviado pelo estado está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Alep e ainda não tem data definida para ser votado.

Caso Evandro: onde assistir

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “Caso Evandro: Depois de pedir perdão aos acusados, governo quer criar comitê de combate à tortura”

  1. Afinal. Havia ou não provas além da confissão? Porque se havia,, tudo bem para o secretário pedi desculpas, não foi o filho dele. porque ninguém fala da família do Evandro, o que eles acham? Não existe zero a zero para a justiça, os policiais devem ser punidos mas se havia mais provas não dá para mandar o réu para casa com um tapinha nas costas e ainda dizendo que ela pode pedir indenização. Igual o vagabundo que matou uma criança boliviana com um tiro na cabeça, o cara e os comparsas dele invadiram a casa de uns bolivianos e a criança de 5 anos começou a chorar ele não gostou e deu um tiro, simples assim, foi preso mataram ele na cadeia ea família dele ganhou uma indenização de 25.000.00. o mundo é um lugar duro. Realmente não é nada bonito.

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Oi Irineu, não havia provas contra eles além da confissão. Na época as provas de DNA eram limitadas. E os testemunhos eram todos circunstanciais. Como, por exemplo, os depoimentos que confirmaram que mãe e filha participaram das buscas. Elas eram primeira-dama e filha do prefeito, sem falar que quase a cidade toda participou das buscas. Seu argumento de que “não dá para mandar o réu para casa” não encontra amparo na Constituição brasileira, que estipula que o ônus da prova é do acusador e que todo mundo é inocente até que se prove o contrário. É uma presunção que entende que a Justiça não pode fazer vítimas na tentativa de fazer justiça. Veja bem, nesse caso específico um dos acusados morreu na cadeia. Perdeu a família, perdeu tudo e morreu doente na cadeia. É uma vítima porque era inocente e foi punido injustamente. Isso não traz qualquer alívio à família do Evandro porque o assassino ou assassinos dele estão ainda por aí, à solta. Então o que é que essa “justiça” realizou de fato? Nada. Rosiane

  2. Francisco Santos de Oliveira

    SOU ATIVISTA DOS DIREITOS HUMANO JA ATUEI NA PASTORAL CARCERARIA E INFELISMENTE CONHECI MUITOS CASOS DE TORTURA DE PESSOAS PRA CONFESSAREM CRIMES K NAO COMETERAM,E MESMA K ALGUÉM TENHA PRATICADO CRIMES NAO PODEMOS TOLERAL ESSA PRATICA PERVERSSA ATE POR K HOJE EXISTEM TECNOLOGIAS INTELIGENTE PRA INVESTIGAÇÃO,E CONSTANTEMENTE SOMOS TAXADOS DE DEFENDER BANDIDO PORK DEFENDEMOS OS DIREITOS HUMANOS

  3. Tortura e defesa de torturadores como Ustra são infelizmente crimes que alguns fecham os olhos. Parabéns pela reportagem. Que os defensores dessas práticas vis não voltem a ocupar o poder!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima