Curitiba tem déficit de nove mil vagas em creches municipais

Bairros da região sul têm maios demanda por berçários e creches

Cerca de 9,1 mil crianças com idade entre 0 a 3 anos estão na espera de vagas nos berçários e creches públicas municipais de Curitiba. Com pouco mais de 13,5 mil matrículas divididas entre os 221 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a Secretaria Municipal de Educação afirma que o município atende hoje cerca de 55% do total de crianças da capital, 5% a mais que a meta estipulada no plano de educação da cidade.

Em comparação ao ano anterior, o número de demanda reduziu em 217 vagas, preenchidas com a abertura de novas turmas ou com a redução da procura. As maiores diminuições foram na regional Matriz, cuja solicitação de vagas para turmas de berçário e maternal caiu de 195 para 59 crianças na fila de espera, e da regional CIC, cuja demanda caiu de 1,7 mil para uma fila de 1,6 mil crianças à espera de vagas.

Mesmo com a retração na procura, ainda persistem as maiores demandas na região sul da capital, em que estão localizados os bairros mais carentes. De acordo com a prefeitura, a maior fila para matrícula é da CIC, com exatas 1.687 crianças entre 0 e 3 anos no aguardo de uma vaga.

Também entre os bairros com maior necessidade de vagas estão os da regional do Bairro Novo, com necessidade de 1.580 vagas para crianças nos CMEIs, e das regionais do Tatuquara e do Cajuru, cada uma com demanda de pouco mais de mil vagas.

A prefeitura afirma que a atual gestão colocou em funcionamento 16 CMEIs desde o início de 2017, dentre os quais o Centro Professora Eliana da Costa Marques, no Bairro Novo, que de área contratada passou a ser um centro municipalizado pela prefeitura. Doze dos 16 centros, contudo, foram inaugurados pela gestão anterior.

Como as turmas são definidas conforme a demanda da comunidade entre berçário, maternal e pré, a secretaria alerta que é fundamental que pais ou responsáveis mantenham o cadastro da criança atualizado.

Aumento de profissionais nas escolas

Além do crescimento do número de CMEIs, a prefeitura afirma ainda que foram convocados os candidatos aprovados em concurso público para o cargo de profissional do magistério. Foram contratados até o momento 944 candidatos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima