Câmara de Curitiba aprova sem debates homenagem a psicóloga que promove “cura gay”

Câmara irá homenagear profissional que defende que gays podem optar pela heterossexualidade

Foi aprovada por 21 votos favoráveis, 7 contrários e 3 abstenções a concessão de Título de Cidadania Honorária para a psicóloga Deuza Avellar. Avellar promove, entre outras coisas, a chamada “cura gay”, uma terapia rejeitada pelo Conselho Federal de Psicologia que alega ajudar na conversão de homossexuais de volta a heterossexualidade. Avellar também é militante contrária a “ideologia de gênero”, um termo cunhado para denunciar qualquer incentivo a educação sexual e de gênero.

Em plenário, houve apenas o vereador Dalton Borba (PDT) se manifestou para encaminhar o voto da bancada do PDT contra a iniciativa e lamentar que se tenha que discutir esse assunto em pleno 2022. “Considero esse projeto inadequado do ponto de vista ético, moral, social”, reforçou.

A Câmara, que é composta por 38 parlamentares eleitos, não tem nenhum membro que se declare homossexual ou outra orientação que não seja heterossexual.

Na segunda, durante o primeiro turno de votação em plenário, o vereador Ezequias Barros (PMB) chamou Avellar de uma mulher “com posições muito bem definidas”. A vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União) disse que a psicóloga é “também é lutadora comigo na questão da pedofilia”. E Denian Couto concluiu que ela “é uma mulher verdadeiramente empoderada” e que ela recebe ataques “ideológicos”.

Homenagem inconstitucional

O único posicionamento mais contundente contrário ao projeto está registrado em sua passagem pela Comissão de Educação, quando a vereadora Carol Dartora (PT) apresentou um parecer em separado apontando que a homenageada não atendia os critérios para tal. Isso porque o Regimento Interno da Câmara indica que “A concessão dos Títulos referidos será outorgada àqueles cuja conduta atenda os princípios constitucionais e que venha dignificar a homenagem e o Município de Curitiba“.

A defesa da cura gay, porém, atenta contra a dignidade da população LGBTQIA+ e é reconhecida como inadequada pelo Conselho Federal de Psicologia porque promove a patologização da homossexualidade apesar de já ser ponto pacífico na medicina e na psicologia que não patologia na orientação sexual que difere da heterossexualidade.

Na Comissão, o parecer pela tramitação (que permitiu que o projeto fosse à plenário) recebeu votos favoráveis de Eder Borges e Amália Tortato e foi aprovado.

Pedofilia

Em plenário, na votação em primeiro turno pela homenagem, a vereadora Professora Josete (PT) voltou a destacar os argumentos de Dartora no parecer da Comissão de Educação. E respondeu à Tânia Guerreiro: “Também sou lutadora contra a pedofilia, mas não podemos confundir pedofilia com qualquer forma de orientação de orientação sexual, qualquer forma de identidade de gênero. Inclusive porque grande parte dos pedófilos são heterossexuais”.

A isso, o vereador Ezequias Barros respondeu: “A pedofilia é defendida pela esquerda como algo normal. Então para mim é algo indiferente”.

A declaração, que não tem qualquer prova concreta, foi rechaçada por Renato Freitas (PT): “Quero lamentar acusações levianas, descabidas de um populismo rasteiro que envergonha a democracia brasileira, sobretudo fragiliza a ética desta câmara”. Freitas também chamou a declaração de “quebra de decoro”.

Sobre o/a autor/a

8 comentários em “Câmara de Curitiba aprova sem debates homenagem a psicóloga que promove “cura gay””

  1. ~•?•~
    É… eles têm em quem se inspirar e se apoiar.

    ? Ensina o cristão Jair Messias Bolsonaro, representante máximo das “pessoas de bem” desse País
    ⚠️
    “Ninguém gosta de homossexual, a gente SUPORTA'”
    ⚠️
    “O cara vem pedir dinheiro para ajudar os aidéticos. Não vou ajudar PORRA NENHUMA! Vou ajudar o GAROTO que é DECENTE ”
    ⚠️
    “Maioria é uma coisa, minoria é outra… Minoria tem que SE CALAR, se curvar diante a maioria, acabou…”
    ⚠️
    “Somos um país cristão. Não existe essa historinha de Estado laico, não. Vamos fazer o Brasil para as maiorias. As minorias têm que se curvar às maiorias. As MINORIAS se adequam ou simplesmente DESAPARECEM”
    ⚠️
    “Você tem uma cara de homossexual terrível!”
    ⚠️
    “Tudo agora é pandemia, tem que acabar com esse negócio, pô. Todos nós VAMOS MORRER um dia, aqui todo mundo vai morrer. Tem que deixar de ser um país de MARICAS”
    ⚠️
    “Você contrataria um motorista GAY para levar seu filho à escola? Tá na cara que não, cada coisa no seu lugar”
    ⚠️
    (Sobre não temer a homossexualidade de um dos seus filhos):
    “Isso nem passa pela minha cabeça. Eles tiveram uma BOA EDUCAÇÃO. Eu sou um pai presente, então não corro este risco”
    ⚠️
    “Foram 4 homens, a quinta eu dei uma FRAQUEJADA e veio uma mulher”
    ⚠️
    “Se um casal homossexual vier morar do meu lado, isso vai DESVALORIZAR a minha CASA! Se eles andarem de mão dada e derem beijinho, desvaloriza”
    ⚠️
    “Não vou combater nem discriminar, mas, se eu vir dois homens se beijando na rua, VOU BATER.”
    ⚠️
    “O filho começa a ficar meio assim, meio gayzinho, LEVA um CORO, ele muda o comportamento dele. Olha, eu vejo muita gente aí dizendo: ainda bem que eu levei umas palmadas… Meu pai me ENSINOU a SER HOMEM ”
    ⚠️
    “Os homossexuais querem se passar por VÍTIMAS, querem superpoderes. Qualquer homossexual que morre no Brasil, logo a mídia está dizendo que é homofobia. Há muitos que são mortos pelos próprios colegas ou em locais de PROSTITUIÇÃO, ou por OVERDOSE”
    ⚠️
    “Quem pensa dessa maneira de respeitar [a diversidade] é quem quer levar essa matéria para as escolas para TRANSFORMAR CRIANÇAS de seis anos em homossexuais. Ao ponto que daí facilita a PEDOFILIA no Brasil”
    ⚠️
    (Quando questionado se ele acha que uma pessoa se transforma em homossexual):
    “A imensa maioria vem por comportamento. É amizade, é consumo de DROGAS. Apenas uma minoria nasce com DEFEITO de FÁBRICA. Aqui no Brasil se tem a ideia de que quem for homossexual vai ter sucesso na vida. As novelas sempre mostram os gays bem sucedidos, que TRABALHAM POUCO e ganham muito, têm carrões…”
    ⚠️
    “Já tem pena para isso. Se houver motivo fútil a pena é elevada, tem agravante. Mas vocês querem o quê? Levar a PLC122 (projeto que criminaliza a homofobia) ao Código Penal? Só porque alguém gosta de DAR o RABO dele passa a ser um SEMIDEUS e não pode LEVAR PORRADA…?”
    ⚠️
    Como Deus escreve certo as coisas, às vezes por linhas tortas. As pautas que têm a ver com ideologia de GÊNERO, sabe quem vai decidir por sorteio? André Mendonça. O nosso ministro TERRIVELMENTE EVANGÉLICO. Então, isso é muito bom”
    ⚠️
    “Seria incapaz de amar um filho homossexual. Não vou dar uma de hipócrita aqui: prefiro que um filho meu MORRA num acidente do que apareça com um bigodudo por aí. Para mim ele vai ter morrido mesmo”

    ▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎
    (Não me diga que isso tem a ver com ideologia política de esquerda ou de direita. Tenha um mínimo de lucidez, por favor)

  2. Caprice Jacewicz

    Como psicóloga inscrita no CRP/PR e curitibana repudio esta homenagem e reforço que a Psicologia como ciência e profissão não reconhece nenhuma terapia de conversão. Isso não existe! Não se cura o que não é doença. Vergonhoso!

  3. Leonildo Santana

    Nossa, que nivel baixo da camara de Curitiba.
    Pensei que os Curitibanos que se dizem modelo de qqer coisa nesta pais, soubessem no minimo VOTAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima