Após ameaça de Roberto Jefferson, TSE autoriza Pier a deixar o PTB sem perder o mandato

Roberto Jefferson ameaçou expulsar Pier Petruzziello do partido após o vereador relatar projeto sobre lockdown

O Tribunal Superior Eleitoral negou um recurso do PTB do Paraná que pedia a perda de mandato do vereador Pier Petruzziello, líder de Rafael Greca na Câmara de Curitiba, por infidelidade partidária. A Corte superior manteve entendimento do TRE, que entendeu haver justa causa no pedido de desfiliação do vereador.

“No caso concreto, restou incontroverso nos autos que o presidente nacional do PTB, Sr. Roberto Jefferson Monteiro Francisco, durante uma entrevista à Rádio Jovem Pan, declarou que se o requerente não pedisse para deixar o partido, seria expulso”, diz trecho da decisão do TRE mantida pelo TSE.

“O líder do Greca na câmara de vereadores de Curitiba é um vereador do PTB, foi o relator do lockdown e agravou sobremaneira as multas, as penas pra quem desrespeitasse o uso de máscara e o lockdown. Já foi avisado, ou pede pra sair ou vai ser expulso do PTB. Então essa é a minha posição, nós somos contra o lockdown”, disse Jefferson em entrevista à rádio Jovem Pan.

“Observa-se que a fidelidade partidária é bilateral, pois não deve ser respeitada somente pelo candidato eleito, mas, igualmente, pelo partido, o qual não pode ser desleal ao seu filiado, tampouco segregá-lo e ameaçá-lo publicamente”, diz a sentença.

Em suas redes sociais, Petruziello comemorou a decisão.

“Acabo de saber pelo brilhante advogado Gustavo Guedes, do escritório Bonini Guedes, que o Tribunal Superior Eleitoral reconheceu meu direito de sair definitivamente do PTB. O partido ao qual fui filiado por tantos anos já não era mais compatível com o que penso hoje. Sigo livre para optar por um novo caminho a partir do ano que vem.
Buscarei uma legenda que esteja conectada a realidade das pessoas e com aquilo que penso para um futuro melhor, sem radicalismo e extremismo”, disse.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima