Apoiadores de Renato Freitas comemoram suspensão da sessão que poderia cassar o mandato

Petista participou de um ato ocorrido em frente à Câmara nesta quinta-feira

Depois que a Justiça concedeu, nesta quinta-feira (19), uma liminar que suspendeu a sessão da Câmara de Curitiba que julgaria a cassação do vereador Renato Freitas (PT) manifestantes comemoraram a decisão.

A decisão, assinada pela juíza Patrícia Bergonsi, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba deu fôlego extra ao vereador, que responde ao processo depois de entrar na Igreja do Rosário, em fevereiro, durante um protesto antirracista.

A defesa de Freitas impetrou uma ação anulatória, que pretendia encerar o procedimento, mas a decisão da juíza deferiu apenas a suspensão da sessão, não acatando o pedido de nulidade. Para os advogados, o e-mail racista enviado do endereço eletrônico do vereador Sidnei Toaldo (Patriota), comprometeu o trabalho da Comissão de Ética. O caso está sendo apurado em uma sindicância na Câmara e Toaldo nega a autoria.

Mesmo assim, um grupo de aproximadamente 200 pessoas foi até à Câmara Municipal e participou de um ato em apoio ao vereador. Renato disse que estava “em família” e disse que a suspensão por si só era uma vitória.

O presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, Ângelo Vanhoni, falou que a democracia sofrerá um “duro golpe” caso o mandato de Freitas seja cassado e destacou que o vereador tem recebido apoio de pessoas do Brasil inteiro.

“É um mandato que luta contra o poder. Não queremos esse mandato cassado. Queremos que Renato possa continuar a usar o microfone para representar os mais de 5 mil curitibanos que lhe outorgaram o direito de ser o representante deles”.

A Câmara de Vereadores, por sua vez, deve recorrer da suspensão, mas até o meio da tarde ainda não havia feito isso.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima