Aliel questiona Paulo Guedes sobre venda de unidade da Petrobras no Paraná

A Petrobrás assinou um contrato com a canadense Forbes & Manhattan Resources para a venda das ações da SIX

O deputado Aliel Machado (PSB-PR) encaminhou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, um requerimento com questionamentos sobre a venda da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), localizada em São Mateus do Sul. No dia 11 de novembro, a Petrobrás comunicou aos acionistas que assinou um contrato com a canadense Forbes & Manhattan Resources para a venda das ações da SIX.

Na justificativa do requerimento, Aliel diz que na unidade há um parque tecnológico que funciona como um centro
avançado para pesquisas de diversos processos industriais. “Em funcionamento há décadas, é considerado o maior da América Latina e um dos maiores do mundo em número de plantas piloto, conforme defende a própria Petrobras”.

“Portanto, não se trata apenas de desinvestimento em refino de combustíveis fósseis, mas de alienação à iniciativa privada estrangeira de um importante ativo de ciência e tecnologia do país, sem que tenha havido a mensuração do seu impacto”, diz

No documento, Aliel faz as seguintes perguntas:

  • Houve avaliação ou algum tipo de estudo realizado pelo Ministério da Economia e/ou pela Petrobrás sobre o impacto da venda do Parque Tecnológico presente na Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), localizada em São Mateus do Sul/PR, na economia do estado do Paraná e, em especial, na região em que se encontra a planta?
  • Houve avaliação ou algum tipo de estudo realizado pelo Ministério da Economia e/ou pela Petrobrás sobre o impacto da venda do Parque Tecnológico presente na Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), localizada em São Mateus do Sul/PR, no abastecimento de energia não renovável no país?
  • Houve avaliação ou algum tipo de estudo realizado pelo Ministério da Economia e/ou pela Petrobrás sobre o impacto da venda do Parque Tecnológico presente na Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), localizada em São Mateus do Sul/PR, ante os efeitos que serão causados na Ciência e Tecnologia no país?

“Ao transacionar um dos mais importante ativos da ciência e do sistema produtivo nacional, a Petrobras atrai o debate necessário sobre o impacto dessa medida”, concluiu o deputado.


Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Aliel questiona Paulo Guedes sobre venda de unidade da Petrobras no Paraná”

  1. ALMIR MESSIAS PINA

    Parabéns ao dep. Aliel Machado pelos pertinentes questionamentos. Infelizmente o jovem deputado é voz isolada nessa “bancada de capachos”. Por que o gov. Rato e as lideranças regionais ainda não se posicionaram acerca dessa dilapidação que poderá ter consequências sociais e econômicas graves na região e em todo o Estado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima