Alep aprova Força Estadual de Saúde do Paraná

A equipe dará suporte aos municípios paranaenses para ações imediatas em situação de calamidade pública, endemias, pandemias e catástrofes

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (18), o projeto de lei 257/2020, que institui a Força Estadual da Saúde do Paraná. A proposição, de autoria de 25 deputados, visa “facilitar a mobilização extra de profissionais de saúde cadastrados, de forma que a organização e resposta do Poder Público seja quase que imediata” em situações de necessidade pública.

A Força da Saúde será formada via cadastro estadual de colaboradores da área e terá supervisão da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Os profissionais atuarão em situações de calamidade pública, epidemias, pandemias e catástrofes, podendo ser acionados para atuar em situações específicas “mediante voluntariado ou contrapartida pecuniária a ser definida pelo Poder Executivo”.

Poderão atuar na Força de Saúde servidores ou funcionários de hospitais sob a gestão estadual e hospitais universitários estaduais; servidores ou funcionários da Sesa e entidades vinculadas; profissionais de Saúde contratados temporariamente por excepcional interesse público; servidores federais, estaduais ou municipais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS); profissionais dos estabelecimentos de Saúde integrados ao Programa de Apoio aos Hospitais Públicos e Filantrópicos do Paraná; voluntários com formação na área de saúde e em formação de cursos superiores e técnicos da área.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima