Professor, jornalista e médico são eleitos conselheiros do Plural

Novos conselheiros assumem em janeiro e se unem a outros cinco integrantes do órgão

Dois homens e uma mulher foram escolhidos pelos leitores do Plural para ocupar três vagas no Conselho Consultivo e de Conteúdo do jornal. A eleição dos novos integrantes acabou nesta sexta feira, com a participação de 261 eleitores (36% dos eleitores habilitados). Foram eleitos Sandro Luis Fernandes (27% dos votos), Marcia Oleskovicz (23%) e Mario Lobato da Costa (17%).

Os outros três candidatos serão suplentes dos eleitos, na ordem do resultado. Heloise Gildemeister foi eleita primeira suplente, com 14% dos votos, Viviane Stonoga é a segunda suplente com 12% e Milton César Tomba ficou com a terceira suplência com 6% dos votos.

O Conselho é responsável por acompanhar e avaliar a condução do jornal como negócio e também o conteúdo produzido. Os novos conselheiros tomam posse no início de janeiro, quando o Conselho voltar a se reunir.

Sandro Luis Fernandes

O guarapuavano Sandro Luis Fernandes é historiador e cientista social formado pela UFPR. Nascido em 1969 em uma família com muita identidade negra, como ele mesmo define, Sandro é tataraneto de Campolim de Sá Camargo, escravizado em 1864 por Antônio de Sá Camargo, mais conhecido como o Visconde de Guarapuava.  

Sandro, que também é pai e avô, além de fotógrafo de pássaros nas horas vagas – tendo já registrado mais de 100 espécies de passarinhos na cidade – acompanha o Plural desde o seu surgimento. “Essa história de ser um jornalismo mais independente e plural é que me atraiu. Eu gosto muito [do Plural] por ter uma resposta mais objetiva sobre os problemas de Curitiba e não ter o rabo preso como a gente sabe que outros meios de comunicação da cidade têm. Discutir questões delicadas como pluralidades, discussão de gênero e a negritude no Brasil me atrai para poder ajudar o Plural ser ainda mais plural”, destaca.

Marcia Oleskovicz

Nascida em Curitiba, em dezembro de 1976, Marcia Oleskovicz tem 21 anos de experiência com Jornalismo. Formada em 2000 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), ela já atuou no governo, empresas privadas, assistência social, assessoria de imprensa e gestão de equipe. Depois de 16 anos como assessora de Comunicação Social responsável pela Comunicação Interna da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), hoje Marcia trabalha em uma unidade de difusão de tecnologias fazendo projetos com parceiros de inteligência artificial e tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. “Foi o maior desafio da minha vida”, comenta.

Mario Lobato da Costa

Aos 67 anos, o médico aposentado Mario Lobato da Costa acompanha o Plural desde a sua fundação. Curitibano, Mario é Mestre em Cardiologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mas foi no Rio de Janeiro que começou a se interessar pela Medicina Social. Lá, trabalhou num hospital que tinha como mote o atendimento humanizado. Quando voltou a Curitiba, Mario passou a atuar em cima de questões diretamente ligadas à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) como servidor do Ministério da Saúde.

Além de médico, ex-conselheiro de saúde (estadual do Paraná e Curitiba), ex-diretor de sistemas de saúde da SESA-PR, ex-conselheiro do CRM-PR, consultor da FIOCRUZ e da Escola de Saúde Pública do Paraná, Mario também é pai e avô. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima