Eleições do Conselho Consultivo do Plural: conheça os seis candidatos

Votação acontece de forma online até o dia 17 de dezembro. Podem votar leitores com assinatura ativa

Na próxima sexta-feira (17), serão eleitos os próximos três representantes da comunidade do Plural para fazer parte do Conselho Consultivo e de Conteúdo do jornal. Criado com o objetivo de acompanhar a evolução do veículo como produto e negócio sustentável, o Conselho é composto por nove membros, sendo seis indicados pelo Plural e três eleitos pelos assinantes do jornal.

Durante um ano, os conselheiros se reunirão para discutir a linha editorial do Plural, além de temas fundamentais para a execução do objeto social e missão institucional.

A votação está acontecendo desde segunda-feira (13) e vai até a próxima sexta-feira (17). Todos os assinantes com planos ativos devem receber o link e senha para votação pelo e-mail cadastrado no Plural. Em caso de dúvidas, entre em contato através do [email protected].

Mario Lobato da Costa

Aos 67 anos, o médico aposentado Mario Lobato da Costa acompanha o Plural desde a sua fundação. Curitibano, Mario é Mestre em Cardiologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mas foi no Rio de Janeiro que começou a se interessar pela Medicina Social. Lá, trabalhou num hospital que tinha como mote o atendimento humanizado. Quando voltou a Curitiba, Mario passou a atuar em cima de questões diretamente ligadas à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) como servidor do Ministério da Saúde.

Além de médico, ex-conselheiro de saúde (estadual do Paraná e Curitiba), ex-diretor de sistemas de saúde da SESA-PR, ex-conselheiro do CRM-PR, consultor da FIOCRUZ e da Escola de Saúde Pública do Paraná, Mario também é pai e avô. 

Algumas das coisas que mais gosta de fazer com o tempo livre que adquiriu desde que se aposentou são trilhas, ir ao cinema e assistir a shows de jazz e blues.  

“Eu me sinto bastante parte do Plural. A gente tem que jogar todas as nossas fichas em jornais independentes, fora dos discursos da grande imprensa que é o que dita as coisas. Por isso o Plural me deixa muito animado. Eu leio muito, estou sempre conectado, acho que eu tenho toda a condição de contribuir pela minha experiência pessoal e militância. Tempo não vai faltar e vontade tem bastante”, afirma.

Sandro Luis Fernandes

O guarapuavano Sandro Luis Fernandes é historiador e cientista social formado pela UFPR. Nascido em 1969 em uma família com muita identidade negra, como ele mesmo define, Sandro é tataraneto de Campolim de Sá Camargo, escravizado em 1864 por Antônio de Sá Camargo, mais conhecido como o Visconde de Guarapuava.  

O filho de Campolim, bisavô de Sandro, foi um dos responsáveis pela fundação do Clube Social Rio Branco, em 1919, hoje, objeto de estudo das pesquisas do historiador.

Sandro passou a se envolver ativamente nas discussões a respeito da negritude e do combate ao racismo em 1988, com o marco de 100 anos da abolição da escravatura. Cinco anos depois se mudou para a capital paranaense e começou a dar aulas de História para o Ensino Fundamental. Aqui se conectou mais ainda com a cultura afro-brasileira: fez capoeira angola, foi percussionista e fez um mestrado em Educação Histórica. 

Sandro, que também é pai e avô, além de fotógrafo de pássaros nas horas vagas – tendo já registrado mais de 100 espécies de passarinhos na cidade – acompanha o Plural desde o seu surgimento. “Essa história de ser um jornalismo mais independente e plural é que me atraiu. Eu gosto muito [do Plural] por ter uma resposta mais objetiva sobre os problemas de Curitiba e não ter o rabo preso como a gente sabe que outros meios de comunicação da cidade têm. Discutir questões delicadas como pluralidades, discussão de gênero e a negritude no Brasil me atrai para poder ajudar o Plural ser ainda mais plural”, destaca.

Marcia Oleskovicz

Nascida em Curitiba, em dezembro de 1976, Marcia Oleskovicz tem 21 anos de experiência com Jornalismo. Formada em 2000 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), ela já atuou no governo, empresas privadas, assistência social, assessoria de imprensa e gestão de equipe. Depois de 16 anos como assessora de Comunicação Social responsável pela Comunicação Interna da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), hoje Marcia trabalha em uma unidade de difusão de tecnologias fazendo projetos com parceiros de inteligência artificial e tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. “Foi o maior desafio da minha vida”, comenta.

Marcia já foi presidente da Fundação de Ação Social (FAS) entre janeiro de 2013 e dezembro de 2016, coordena­dora de comunicação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e assessora de imprensa da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná. Além disso, teve passagens por Brasília e São Paulo até se estabelecer em Curitiba.

Segundo Marcia, experiências variadas como as dela podem ser interessantes para o Conselho do Plural. “Atuei fortemente nas questões sociais de Curitiba, conheço a política local, e agora me dedico a novas tecnologias em âmbito nacional”, destaca.

Heloise Gildemeister

Heloise Gildemeister é curitibana do Água Verde, mas desde 1999 vive em São Paulo, onde se formou em Comunicação Social na ESPM. Seguindo sua vocação empreendedora, Heloise decidiu partir para o mercado emergente de audiovisual brasileiro com sua esposa. Após ter algumas experiências com agências próprias, a curitibana fez uma Pós-Graduação em Roteiro na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e agora passa os dias escrevendo roteiros e rodando projetos com produtoras paulistas.

Além da paixão pelo futebol – que a abarca tanto como jogadora quanto torcedora – Heloise ama velejar, escutar e fazer música, ir em shows, surfar, pedalar e ir à praia. 

Mesmo morando em São Paulo, a fundadora do bloco de carnaval Tarado Ni Você – que ajudou a retomar a força do carnaval de rua da cidade – nunca largou Curitiba e desde o início anda junto com o Plural. “Eu leio muita coisa, gosto muito de mídia em geral. Sempre fui uma super entusiasta disso”, comenta.

Para Heloise, ser conselheira do Plural significaria poder pensar não apenas o conteúdo e marca do jornal, como também o seu modelo de negócios. “Jornal é uma coisa pulsante da cidade, jornal cria caráter nas pessoas. Vamos amplificar isso aqui e deixar o Plural mais colorido. O que me interessa é isso: como que a gente bomba isso ainda mais, o que precisa ajustar nisso para a gente amplificar essa conversa, ter relevância e virar uma referência”, afirma.

Milton César Tomba da Rocha

Nascido em Ribeirão do Pinhal, no norte do Paraná, Milton César Tomba da Rocha veio a Curitiba em 1996 para estudar Matemática. Em 2000, no entanto, decidiu seguir outro rumo e cursar Direito na UFPR. Hoje, Milton é especialista em Direito Público pela Esmafe/Unibrasil e Procurador da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

Pai de duas filhas e irmão da Mayala Fernandes, Milton é um leitor assíduo, tanto de obras técnicas quanto de literatura e história. Todo o tempo que pode, passa com as filhas e a esposa.  

Milton conta que o Plural já faz parte de sua rotina diária: todas as manhãs do advogado começam com uma leitura do jornal. “Acho que com o meu conhecimento de advocacia, do trabalho, da política, posso contribuir para que o jornal mantenha essa linha editorial crítica e independente”, pontua Milton que estende sua colaboração para sugestão de pautas e abordagens nas reportagens. 

Viviane Humphreys Stonoga

Viviane Humphreys Stonoga é publicitária pós-graduada em Comunicação Digital e Comunicação e Cultura pela UFPR. Curitibana, filha de um sargento da aeronáutica brasileira, Viviane conta que teve uma formação bastante conservadora e católica. Foi após ingressar no Colégio Medianeira que ela passou a conhecer outras formas de ver e viver o mundo.

Viviane atuou como professora, trabalhou na Prefeitura de Curitiba e em algumas agências de publicidade. Desde 1999, ela e uma colega de faculdade tocam a Agência Duetto Comunicação.

Extremamente curiosa, a publicitária já experimentou de tudo. Participa de grupos de leitura e fez cursos de dança renascentista. Na área musical, estudou violão, violoncelo, piano, e trombone de vara. Nos esportes, além de nadadora há mais de 20 anos, Viviane fez triathlon e correu uma maratona em 2009. Além disso, ela gosta muito de Filosofia e Cultura. 

É transitando por essas diversas vivências que Viviane cria sua visão de mundo, algo que, segundo ela, poderia contribuir com o conteúdo do Plural. “Acho que posso contribuir compartilhando a experiência do que eu já acumulei, tudo o que eu já experimentei. Eu estou sempre observando para tentar aprender alguma coisa, tentar ver na experiência do outro”, afirma.

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “Eleições do Conselho Consultivo do Plural: conheça os seis candidatos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima