Fabricante de painéis elétricos tem aumento de 55% no faturamento e projeta novo crescimento para 2022

Empresa curitibana tem 70 colaboradores

O mercado de painéis certificados é um nicho muito específico e aproveitando este cenário, uma empresa de Curitiba segmentou ainda mais o negócio para se posicionar no setor e projeta crescimento de 10% para este ano.

A Engerey foi fundada em 2002 pelo engenheiro Fábio Amaral. A sede fica na avenida Presidente Wesceslau Braz, no Lindóia, onde trabalham 70 pessoas, das quais ao menos 20 são engenheiros eletricista.

Da fundação até 2010 a empresa atuava paralelamente com automação industrial e a montagem dos painéis elétricos.

Depois disso houve um reposicionamento que determinou o crescimento e ampliação da carteira de clientes. “Nós deixamos de vender as peças para começar a montar os painéis nós mesmos e nos aliarmos a empresas parceiras que fizessem a instalação”, destacou Amaral.

Desde então a Engerey ocupou espaço no ramo, sobretudo no Paraná, onde está 70% da receita da empresa – que não revela os valores.

O produto

A Engerey fabrica os painéis de forma customizada, seguindo o projeto de cada cliente – cerca de 300 desde a fundação.  

Os painéis industriais são como os painéis de energia das residências, aqueles nos quais ficam os disjuntores que desligam quando o chuveiro está ligado há muito tempo, impedindo um curto-circuito. O que muda é a proporção.

Enquanto os painéis domésticos são feitos para controlar a distribuição de energia para tomadas e eletrodomésticos, os industriais precisam suportar cargas bem maiores, como aparelhagens hospitalares, náuticas e até de estações de saneamento.

“Nesse caso quando pegamos o Sul temos um percentual maior de localidades que têm saneamento, mas em outras regiões, como o Norte, a realidade é diferente. Por isso temos clientes deste setor fazendo investimentos para melhorar a operação”, revela Amaral. O Pará, por exemplo, concentra 12% dos clientes da Engerey.

Certificação

Conforme o empresário, 70% dos painéis elétricos comercializados no Brasil não atendem todas as normas que estão em vigor no país.

As certificações e homologações servem como parâmetros que indicam a segurança do painel. Além disso, outro fator que pode ser levado em conta pelos clientes é o credenciamento dos fabricantes junto às instituições.

Quem precisa obter um painel certificado pode ter de investir de 5 mil a milhões de reais, a depender do projeto. Com valores altos, a pedida é procurar empresas que obedeçam às regras. “É preciso ter responsabilidade técnica. Já pensou se por falha de um painel um hospital inteiro fica sem energia? Quantas vidas seriam perdidas?”, observa.

Otimismo com cautela

Apesar de ter registrado uma alta de 55% (crescimento considerado “surpreendente” pela empresa) no faturamento em 2021, Amaral está mais cauteloso em relação 2022. Vários cenários influenciam investimentos industriais e um deles é a eleição, que deve ocorrer em 2 de outubro.

De acordo com o empresário, enquanto o cenário não estiver definido, a tendência é de que indústrias e empresas tenham mais prudência ao fazer investimentos de grande monta. “[Por isso] prevemos algo em torno de 10%. Mas algo que fique acima do índice inflacionário é um bom resultado”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima