Empresas apostam em formato mini-trailer para atrair novos compradores

Setor teve aumento de procura nos últimos meses ofertando conforto com preço bem menor que dos motorhomes e trailers tradicionais

A compra de um trailer ou motorhome é um sonho que só aumentou durante a pandemia. Segundo a Anfatre (Associação Nacional. deTrailers, Reboques e engates), o Brasil atingiu em outubro de 2021 a marca de novos licenciamentos de veículos do gênero (o que inclui além de veículos turísticos, carros comerciais e serviços e carretas para carga viva) alcançada durante todo ano de 2020.

Mas não é um objetivo alcançável para muitos. Na Estrella Mobil, fabricante de motorhomes de São Paulo, o novo modelo da marca, montado sobre um veículo Mercedes Sprinter, custa em torno de R$ 460 mil. Isso sem o veiculo, que custa outros R$ 200 mil.

Mas um grupo de empresas estão investindo no desenvolvimento de trailers pequenos, de baixo peso e valores bem menores. Os modelos, cujo preço começa em R$ 21 mil, têm a vantagem de poderem ser rebocados por carros menos potentes, alguns inclusive por veículos com motorização 1.0.

A má notícia é que quem quiser usar seu mini trailer ainda nestas férias vai ter dificuldades. As três fabricantes ouvidas pelo Plural informaram que o tempo entre a encomenda e a entrega do veículo está em dois a três meses. As empresas estão registrando aumento na procura nos últimos meses. Na Scorpion, o faturamento aumentou em 10 vezes. Já a Sun foi de 3 para 9 trailers entregues por mês.

Nesse mercado tem produto de todo tipo, de design tradicional, ao que parece uma versão útil dos Transformers. Entre os peso-pena está o Jornada II Plus, da Scorpion Trailers, com 450 quilos. O fabricante garante que o trailer, que tem uma cozinha e uma área habitável para até 3 adultos, pode ser rebocado por alguns veículos 1.0. O modelo básico da empresa custa a partir de R$ 44,5 mil e o completo R$ 66 mil.

Outra opção, da Sun Trailers, tem design mais modernos com área habitável para até quatro pessoas e cozinha externa. A empresa adiantou na Expomotorhome uma nova versão do produto com teto pop-up e banheiro interno que terá preço final de R$ 84,9 mil. Segundo a empresa, o modelo pode ser rebocado com carros com motorização a partir de 1.6.

Mas se a ideia é investir no formato transformer, o modelo da Xispar é o que mais chama a atenção. Pequeno, o trailer se abre em ambos os lados, revelando um quarto de casal e uma varanda que pode ser transformada em segundo quarto. O corpo interno tem uma cozinha, armários e um banheiro completo. O modelo básico começa em R$ 82 mil e pode chegar a R$ 105 mil, numa opção que inclui uma rampa traseira para permitir o uso da área interna para transportar motos.

Outros custos

Além do trailer em si, quem estiver interessado em comprar um mini tem que prever outros custos. O principal é a instalação do engate, que inclui verificar se o fabricante do automóvel autoriza a implantação. O custo de um engate instalado custa a partir de R$ 400.

Outro gasto é com itens para melhorar a experiência de camping, como a inclusão de painéis solares e bateria, o que aumenta o tempo que o campista pode ficar “offgrid”, ou seja, sem precisar de energia e água externos. As placas e sistema de bateria são ofertados por alguns fabricantes como opcionais. Por fim, há custos para aumentar a dirigibilidade e segurança.

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22 comentários em “Empresas apostam em formato mini-trailer para atrair novos compradores”

  1. Ótima matéria. Pena que no Brasil a pouquíssima estrutura e espaço pra quem gosta de viajar com trailer. Os governos estaduais não tem conhecimento dessa necessidade em proporcionar espaço e segurança para os aventureiros.

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Oi Edmilson, concordo. Os cidadãos precisam ter o direito de usufruir dos espaços públicos, seja com trailer, seja com barraca. Abraço querido

  2. Boa tarde amigos , me chamo Alessandro, eu e minha esposa estamos pensando em começar no campismo e gostaria de saber sobre preços de mini trailer e se ha possibilidades de financiamento , gostaria de saber se vcs tem loja no estado de sp, grato.

  3. Sou um gde admirador desse segmento. Estou planejando minha vida assim q me aposentar. Só + 1 ano. Não seria interessante vcs pesquisarem os locais ideais p/ esse tipo de camping, em alguns
    Estados a partir de SP? Infra estrutura, preços, acesso etc…? Creio q os “futuro” campistas nessa modalidade se animariam +. Ótimo trabalho Rosiane. Obrigado. Estamos torcendo por você.

  4. Sou um gde admirador desse segmento. Estou planejando minha vida assim q me aposentar. Só + 1 ano. Não seria interessante vcs pesquisarem os locais ideais p/ esse tipo de camping, em alguns
    Estados a partir de SP? Infra estrutura, preços, acesso etc…? Creio q os “futuro” campistas dessa modalidade se animaram +. Ótimo trabalho Rosiane. Obrigado. Estamos torcendo por você.

  5. Olá, muito interessante, o xispar é top
    Pode me informar sobre esse é um modelo abaixo desse?
    Tenho uma s10 2.5 4×4 pra rebocar.
    Sobre a CNH pode ser a B?

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Oi Fabiano, conversei com o pessoal da Xispar quando escrevi esta matéria, e pelo que entendi, o modelo é o mesmo, mas você pode acrescentar ou retirar itens, como por exemplo a abertura lateral. Teria que entrar com eles para verificar o peso, mas a princípio você não precisa mudar a categoria de habilitação porque esses mini-trailers não passam do peso estabelecido na legislação. O mesmo vale para o carro. Não é para você ter dificuldade com sua S10. Só é preciso verificar no manual do carro qual a recomendação de peso para reboque com e sem freio. A matéria tem um link para a empresa, ok?
      Obrigada pela audiência.
      Rosiane

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Oi Ricardo, há links dos contatos na matéria. Não garanto que as empresas vejam seu comentário aqui. O melhor é entrar em contato direto.

  6. Já tive um. No Brasil, não compensa, por questões de preço, pouco uso, campings de baixa qualidade e segurança. Vale mais ir para hotéis ou pousadas. Os bons campings alugam cabanas confortáveis. Quando vou à Europa, alugo por cerca de 90 euros na baixa temporada. Compensa, pois as diárias dos hotéis são altas e cabem 4 pessoas nos motorhomes po menos de 25 euros por pessoa.

  7. Faltou orientar que o Manual do veículo que vai dizer SE pode rebocar , e daí vai informar o peso máximo admissível para rebocar , se tem freio próprio ou não. Isso evita problemas sérios com a PRF e outros órgãos. Deveria ser corrigido essa informação ao consumidor. ??

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