Arquiteto radicado em Curitiba é destaque na revista Forbes

Leonardo Zanatta tem 27 anos e aparece como destaque na área de Arquitetura, Design e Urbanismo da publicação norte-americana

Nascido em Nonoai, uma cidade no interior do Rio Grande do Sul, Leonardo Zanatta é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo. Radicado em Curitiba, Zanatta aparece na lista Under 30 (com menos de 30 anos) da revista Forbes, edição de dezembro de 2021. O levantamento seleciona os profissionais mais relevantes em seus setores em todo o mundo. São avaliados vários fatores como impacto social, ineditismo, valor de mercado, criatividade, entre outros. Zanatta é destaque na categoria “Arquitetura, Design e Urbanismo”.

Zanatta é coordenador do departamento de design de objetos do Escritório Arquitetura Nacional, onde atua como criador de linhas de produtos mobiliários. O escritório possui sede em Porto Alegre, São Paulo e Curitiba. Com apenas 27 anos, Zanatta possui cerca de 20 premiações e menções nacionais e internacionais em arquitetura e design industrial.

Leonardo Zanatta, na lista Under 30 da Forbes. Foto: Paulo Dalessandro / Forbes

“Estar na lista da Forbes é um sonho. É um título que se leva pro resto da vida e é muito gratificante ser um dos profissionais que está fazendo a diferença na minha área.”

Leonardo Zanatta, arquiteto.

O Saint Gobain é considerando um dos prêmios mais importantes de arquitetura da América Latina, o mais relevante em termos de sustentabilidade no Brasil, e Leonardo foi premiado em 2019, 2020 e 2021. Na edição de 2020, o arquiteto levou o prêmio destaque, que é geralmente oferecido a profissionais de longa carreira.

Entre os projetos marcantes, o arquiteto cita a premiação recebida pela prefeitura de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Para este prêmio, foram enviadas cerca de 1.700 propostas e o brasileiro foi selecionado entre 20 arquitetos do mundo todo.

Projeto “Abu Dhabi Skins”

“A minha proposta foi a única das Américas a ser selecionada. Os outros arquitetos são da Europa e do Oriente Médio.”

Leonardo Zanatta, arquiteto.

O projeto “Abu Dhabi Skins” tem a proposta de mitigar ilhas de calor em zonas urbanas por meio de um sistema de sombreamento em espaços públicos. A ideia inclui a integração de elementos presentes na natureza, com camadas de água salgada onde são cultivadas microalgas fotossintéticas, que oferecem os mesmos benefícios da vegetação. O projeto está presente nas metas da cidade para se tornar mais sustentável e, até 2030, tem planos de ser executado.  

Ainda no período da universidade, Leonardo ganhou um concurso organizado pela 44 Arquitetura, uma revista de arquitetura brasileira, em parceria com a Sociedade de Arquitetura de Toronto, do Canadá. O projeto se chama Shellpod – Collapse Emergency Shelter que consiste em um abrigo para refugiados em situações emergenciais, barato, flexível, rápido de montar, compreensível para pessoas de todas as etnias e também por pessoas analfabetas, portanto, que pode ser implantando em qualquer lugar do mundo.

Projeto “Shellpod – Collapse Emergency Shelter”

Em 2020, o projeto se desdobrou, foi inscrito também no Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake e selecionado. O Instituto financiou a execução do abrigo, que ficou em exposição durante o ano de 2020.

Quando falamos em expectativas futuras, o arquiteto as organiza em duas partes: micro e macro expectativas. A nível micro, ele deseja continuar desenvolvendo o trabalho no escritório de Arquitetura Nacional e sua própria marca (ELZ_DSGN). A nível macro, Leonardo deseja produzir mais trabalhos que impactem as pessoas de maneira positiva, que estimule outros profissionais na produção de trabalhos de arquitetura e construção que sejam mais sustentáveis, pensando no manejo adequado dos recursos e também conscientes com o tempo que vivemos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima