Aquele meme que caiu na rede pode te levar para Cannes

Com foco na democratização e na linguagem do dia a dia, Young Lions 2022 seleciona jovens talentos da publicidade para o Festival Cannes Lions

A chance de participar do maior festival de criatividade do mundo está está aí. Até quarta-feira, 13 de abril, jovens que trabalham na indústria da comunicação podem se inscrever no Young Lions 2022, iniciativa oficial do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions para encontrar novos talentos. Os selecionados participarão do festival, entre os dias 20 e 24 de julho, na Riviera Francesa.

Podem participar os nascidos até 24 de junho de 1990 que tenham atuado há pelo menos dois anos na indústria da publicidade. São 11 categorias: Atendimento & Negócios, Design, Digital, Film, Live Marketing, Marketer & Anunciantes, Media, Planejamento, PR e Print. Realizado no Brasil desde 1995, o Young Lions já levou 461 jovens talentos ao Cannes Lions.

A campanha do Young Lions 2022, “O jovem brasileiro já nasce com diploma de criatividade”, mostrou exemplos do marketing do dia a dia que caíram nas redes como e são tidos cases de sucesso. Um deles é a barraca “O Senhor dos Pastéis”, que virou peça da campanha.

(Divulgação)

“É o Young Lions mais democrático e quisemos deixar claro. Isso passa por desmistificar a imagem de que só tem chance quem está em grandes agências”, avalia Wilson Mateos, um dos sócios da agência 11:11, responsável pela campanha. “Achamos que, como forma, a gente poderia e deveria beber na cultura dos memes. O meme é o grande gerador da cultura popular”.

A ideia do vendedor Marcelo Siqueira, o Senhor dos Pastéis, foi escolhida para a campanha para ressaltar o papel da criatividade, e não mensagens que falem apenas para o mercado publicitário, diz Wilson Mateos. “A gente vai para um tipo de criatividade mais ampla, é um tipo de criatividade inata no brasileiro. Mesmo sem informação técnica, essas pessoas conseguem gerar aquilo que os clientes nos pedem, que é criar um viral. A gente quer que as pessoas olhem e saibam que elas podem participar”.

Mão na massa

Só as inscrições precisam ser feitas até o dia 13, explica Emmanuel Publio Dias, um dos coordenadores do Young Lions no Brasil. Depois, os participantes de cada categoria (em duplas) receberão uma tarefa, que deverá ser concluída em 24 horas. As melhores soluções serão as escolhidas. Os clientes são ONGs e instituições sem fins lucrativos, que poderão utilizar as soluções.

“A resposta ao briefing será dada de forma anônima. O júri escolherá as melhores resposta sem saber quem são os autores”, diz o publicitário. A avaliação é que essa forma de seleção dará oportunidades para jovens que não trabalham em grandes agências.

Para participar é preciso apenas comprovar a prestação de serviços nos últimos dois anos, com apresentação de contrato de trabalho ou notas fiscais. Os jurados são vencedores de edições anteriores. As inscrições podem ser feitas no site do Young Lions.

Serão dez categorias em disputa (Foto: divulgação)

Inscrições: www.younglions.com.br

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima