Jornalistas têm atendimento psicológico gratuito

Parceria com a UFPR avalia condições de trabalho e saúde emocional dos profissionais

Nervosismo, ansiedade e insegurança. É o que resulta de situações impressionantes sobre o trabalho dos jornalistas.  A pressão acompanha o dia a dia dos profissionais e foi relatada durante recente questionário aplicado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR). O levantamento sobre condições de trabalho, assédio moral e saúde emocional integra uma parceria com o curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que disponibiliza atendimento gratuito aos jornalistas. A ideia é tentar mapear de onde vem esta pressão.

“Estes profissionais estão expostos a diversas situações de pressão, não só em relações de hierarquia mas também entre colegas”, conta Paula Zarth Padilha, diretora de Ação para a Cidadania do Sindijor-PR. Ela lembra que o mapeamento tenta identificar quais as principais ocorrências e motivos que levam a situações de ansiedade, consigo ou, que tenham presenciado, com outros. “Também para que eles mesmos apontem que tipo de sintoma possam ter desenvolvido que relacionem com as condições de trabalho.”

A pesquisa está vinculada ao Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação (Ceappe) e começa os atendimentos já em novembro, por demanda, prosseguindo em 2020. Em dezembro, devem ser anunciados todos os resultados do questionário já aplicado.

“A parceria acadêmica é fundamental para oferecer subsídios de apoio aos jornalistas profissionais que sofrem com condições de trabalho inadequadas e que alteram a saúde emocional. Esse mapeamento foi fundamental para entender essa dimensão. Convidamos quem precisa de ajuda a utilizar o atendimento supervisionado por pesquisadores da área”, destaca a diretora.

Para participar, envie email para [email protected], informando seu nome completo e período disponível. O atendimento pode ser feito na sede do Sindijor-PR, na Praça Carlos Gomes, ou no prédio histórico da UFPR, das 9h às 18h30, com agendamento prévio.

Outras ações

O Sindijor possibilita também emissão da carteira profissional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), nacional e internacional; carteira de identificação para estudantes; convênios com profissionais parceiros – como fonoaudiólogos, advogados, escolas, academias e clínicas – além de cursos de formação. O próximo será nos dias 13 e 14 de dezembro, sobre Jornalismo e Marketing Digital. As inscrições estão abertas.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima