Filosofia canina

Adaptação do livro “A arte de correr na chuva” narra a história de Enzo, um cachorro, e seu dono Denny Swift

Com os pelos do focinho esbranquiçados, imóvel sob uma poça de seu próprio xixi, está o cachorro Enzo – é assim, diante do fim de sua vida, que o público encontra o personagem principal, e o narrador, de “Meu amigo Enzo”. O longa é uma adaptação do livro “A arte de correr na chuva”, do autor americano Garth Stein.

Se a morte do animal pode parecer um ponto preocupante na trama, é o próprio narrador quem assegura aos espectadores que está tudo bem: ao longo de sua vida, ao lado do dono Denny Swift (Milo Ventimiglia), Enzo aprendeu – em um documentário sobre a Mongólia – que os cachorros reencarnam como humanos. E não há nada que ele deseje mais do que ter polegares opositores, e a capacidade de falar. 

É esse desejo, genuinamente humano, que move a narrativa de Enzo (cuja voz ficou por conta do ator Kevin Costner). A filosofia canina soa como um clichê, digna da frase de Dylan: “A felicidade é a própria estrada”. E de fato, o roteiro se debruça – assim como no livro – sobre os mais de dez anos de parceria entre o animal e seu dono. Os sentimentos, dramas e, claro, toda a dose de humor que pode existir nas análises, de um cachorro, sobre o comportamento humano. 

Para os fãs incondicionais das aventuras de Enzo e Denny, algumas pequenas alterações de roteiro podem incomodar um pouco, mas funcionam bem. Vale lembrar que literatura e cinema, embora artes aproximadas, tratam de linguagens e recursos narrativos distintos.

Em meio às metáforas automobilísticas – marca do romance de Stein –, a história de Enzo emociona pela construção humana do simpático personagem. Mesmo diante das maiores questões da humanidade, como a morte, o longa consegue manter o espírito leve, porém comovente, da obra original. Vale os lencinhos de papel que você vai precisar usar.  

Serviço

“Meu amigo Enzo”, estreia dia 8 de agosto. Classificação: 10 anos. O filme entra em cartaz em várias salas de exibição. Confira os horários do seu cinema favorito.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima