18 jun 2022 - 16h39

“VIK – O Micro Espetáculo” segue para temporadas fora de Curitiba

Espetáculo infantil “VIK” mostra que o encanto do teatro pode nos fazer esquecer que é tudo ilusão

“VIK – O Micro Espetáculo” fala sobre o ciclo da vida e sobre a natureza. Esse resumo do enredo pode afastar alguns facilmente, o que é injusto, pois a frase nem de longe dá conta do que acontece nos cerca de 50 minutos de apresentação.

Até os novinhos, os bem novinhos mesmo, ficam com os olhos vidrados no palco. Tem uma leve dose de efeitos especiais e recursos high tech, mas é bem pouco; e não existe texto, facilitando que a magia do teatro aconteça para os pequenos. Magia, não. Talvez o melhor seja dizer mágica. 

Teatro ilusionista

O espetáculo é classificado como “teatro ilusionista”, algo como um gênero híbrido com efeitos visuais, teatro, dança e ilusionismo em cena. O que surpreende é o número de “uaus” que se pode ouvir enquanto a plateia se deixa levar por truques clássicos envoltos em um enredo lúdico.

O segredo talvez esteja no ambiente. Estamos dentro de um teatro e a penumbra, a posição do palco e das fileiras de cadeiras, as cortinas, tudo favorece o encantamento das crianças ao longo das cenas, que em alguns momentos são genuínas e em outros recorrem a traquitanas mais elaboradas. Entre elas, estão bonecos criados por Jésus Seda, o mesmo dos bonecos dos programas “Castelo Rá-Tim-Bum” e “Cocoricó”. Contudo, isso não diminui o espetáculo em nada, apenas explica o andamento da peça. 

Gralha Azul de melhor atriz e melhor espetáculo

O equilíbrio também se deve ao trabalho de Juliana Caldas. É difícil assistir à sessão e depois imaginar outra pessoa interpretando a protagonista (quanto mais interpretando melhor). Contudo, durante a temporada de 2019, o papel era de Claudia Rocha, que ganhou o prêmio Gralha Azul de melhor atriz por sua atuação na peça. Tanto Rocha quanto Caldas têm nanismo e o espetáculo é um raro solo interpretado por uma artista com essa condição.

Ainda no Gralha Azul de 2019, “VIK” levou o troféu de melhor espetáculo. A criação é assinada por Maicon Clenk que, além de ilusionista (com várias passagens pela TV), é diretor e coreógrafo. Ele vem ganhando reconhecimento nas artes cênicas e, inclusive, esteve na direção da abertura da última edição do Festival de Teatro de Curitiba.

Novas temporadas

“VIK – O Micro Espetáculo” fez nova temporada em Curitiba recentemente, com ingressos esgotados. Agora o espetáculo pega a estrada rumo à cidade de Rio Negro para apresentações em 2 e 3 de julho. Depois segue para a temporada em São Paulo, no Teatro Alfa, a partir de 30 de julho até fim de agosto. 

Outras informações nos site de Maicon Clenk.

O Plural é um jornal independente mantido pela contribuição de nossos assinantes. Ajude a manter nosso jornalismo de qualidade. Assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. E passa a fazer parte da comunidade mais bacana de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

Radiocaos Sueto

Radiocaos Sueto Neste episódio os textos e ideias ao léu de Andressa Nuss, Jorge Luis Borges, Ronaldo Conde Aguiar, Marcelo Sandmann, Carlos Careqa, Amarildo Anzolin, Salvatore Quasimodo, Wally Salomão, Carlos Drummond de Andrade, Ivan Justen Santana, Tom Waits, Livia Lakomy, Maria Luiza Lago, Marilia Kubota, Mauricio Pereira, William Shakespeare com Miguel Falabella, Julia Graciela, Jean Garfunkel, Roberto Prado, Alice Ruiz, Reynaldo Jardim, Luci Collin, entre outros incansáveis das letras.

Redação Plural.jor.br

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds