18 jan 2022 - 18h25

Trupe Periferia estreia ‘Meninos da Rua XV’ nesta terça-feira (18)

Espetáculo acontece de forma on-line às 20h

Nesta terça-feira (18), às 20h, a Trupe Periferia estreia um novo espetáculo on-line. “Meninos da Rua XV” intercala ficção com histórias reais e cria um ambiente de sonho, fantasia e realidade contando a vida de crianças e adolescentes em situação de rua. A exibição acontece no canal do YouTube da Trupe Periferia e conta com atores-intérpretes de libras.

Para desmistificar o olhar social preconceituoso sobre as pessoas em situação de rua, o espetáculo não levará ao palco, de forma direta, cenas diárias que eles sofrem, como violências, abusos, fome e frio. Mas mostra, de forma artística, o que acontece até chegar a situação de vulnerabilidade. “A realidade dessas histórias é tão cruel que nem a ficção dá conta de contar. A peça é para que o público possa olhar com outros olhos a realidade de quem está em situação de rua, em especial crianças e adolescentes”, enfatiza Kenni.

O espírito de companheirismo, o heroísmo, o abraço, o amor, a fantasia, o universo mágico da criança são a engrenagem para esse trabalho e para a composição da força da encenação.

A trupe

Protagonizado pelos embaixadores nacionais da campanha “Criança Não é de Rua”, Serginho Smith e Liah Vitória (de 14 e 8 anos), o espetáculo tem como atriz convidada a estreante Mia Ketherine Amaral, de seis anos, e mais 10 atores, além de atores-intérpretes de libras. “Meninos da Rua XV” é o terceiro espetáculo da Trupe Periferia, coletivo formado por artistas de diversas comunidades do Paraná, que já tem em seu portfólio “A bala alojada na arte” (2019) e “3×4 – retrato social brasileiro” (2020).

Com produção de Kenni Rogers, o espetáculo teve em seu processo de criação uma oficina de construção poética em abrigos de acolhimentos, tornando a montagem ainda mais conectada com a realidade. “A peça também presta uma homenagem ao menino Eder, que teve sua vida rompida aos 18 anos após ter deixado o abrigo onde morava, de forma obrigatória, por ter completado a maioridade. Esta infelizmente é uma realidade dos adolescentes que vivem em abrigos e a peça traz esta reflexão”, conta Kenni.

Serviço

Data: 18 de janeiro, às 20h

Exibição pelo canal da Trupe Periferia, no YouTube

O Plural é um jornal independente mantido pela contribuição de nossos assinantes. Ajude a manter nosso jornalismo de qualidade. Assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. E passa a fazer parte da comunidade mais bacana de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

Comparação entre aumento da gasolina e patrimônio da família Bolsonaro usa dados imprecisos

É enganosa a comparação feita em uma postagem com percentuais sobre reajuste da gasolina no Brasil e crescimento patrimonial da família Bolsonaro. O índice do aumento do combustível não se refere a um ano, como indicado. O valor de aumento de gasolina se refere a um período de três anos, enquanto a evolução de patrimônio ocorreu em período de 12 anos para Jair e Flávio e quatro anos para Eduardo

Projeto Comprova

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds