“Titane”, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, estreia no Brasil e exige estômago

Filme de Julia Ducournau, apenas a segunda mulher a vencer o prêmio no festival francês, está em cartaz no Mubi, o streaming para filmes cabeça

É bom que você saiba: “Titane” recebeu a Palma de Ouro em Cannes 2021, o prêmio mais importante do festival francês, mas é mais barra pesada do que a maioria dos filmes de terror que se vê por aí. O filme dirigido por Julia Ducournau estreia nesta sexta-feira (28) com exclusividade no Mubi, a “Netflix de filmes cabeça”.

“Titane” é barra pesada não porque lida com temas difíceis como sexualidade e feminismo, mas porque conta a história de uma assassina de maneira bastante gráfica. Ela se chama Alexia (Agathe Rousselle) e ganha a vida como modelo – do tipo que participa de feiras de carros usando pouca roupa e fazendo caras e bocas ao lado das máquinas.

Mas Alexia faz muito mais do que caras e bocas. Ela simula uma relação sexual com o carro. Na verdade, é como se ela e o carro tivessem “ficado” durante a feira. Mais tarde, quando Alexia está indo embora do lugar, reencontra o carro na saída e eles transam de fato, numa cena bizarra envolvendo amortecedores e sintos de segurança. Mais tarde, ela descobre que está grávida. Sim, do carro.

Hashi

“Titane” exige estômago e, como dizem, nervos de aço. A história é mínima: Alexia sofreu um acidente quando criança e teve de colocar uma placa de titânio em volta do cérebro. Talvez isso explique sua queda por veículos motorizados? Ela era estranha antes do acidente – uma criança com olhar de zumbi – e continuou estranha depois dele.

Num estacionamento, quando um cara tenta dar um beijo à força, Alexia pega seu prendedor de cabelo, uma haste de metal do tamanho de um hashi, e finca na orelha do sujeito. Que convulsiona, baba, vomita, vira os olhos… é uma cena longa.

Ela retira o hashi da cabeça do morto e segue com a vida. Outras mortes acontecem e Alexia começa a ser procurada pela polícia. É quando decide trocar de identidade e assumir a de um menino que havia desaparecido anos antes, filho do bombeiro Vincent (Vincent Lindon).

“Titane” é tenso do início ao fim. Se faz seu estilo, vá em frente. Você não vai se decepcionar.

Streaming

“Titane” está em cartaz no Mubi. Uma dica: se você ainda não é assinante do Mubi, pode experimentar o serviço gratuitamente por sete dias.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima