“Summer of Soul” deve levar o Oscar de melhor documentário

Os cinco indicados na categoria de melhor documentário do Oscar 2022 têm histórias muito particulares. A princípio, dois deles desbravam território inexplorado. Porém, um terceiro (“Summer of Soul”) tem tudo para levar o prêmio. Nesse contexto, o casal de cineastas […]

Os cinco indicados na categoria de melhor documentário do Oscar 2022 têm histórias muito particulares. A princípio, dois deles desbravam território inexplorado. Porém, um terceiro (“Summer of Soul”) tem tudo para levar o prêmio.

Nesse contexto, o casal de cineastas indianos Rintu Thomas e Sashmit Ghosh fazem história no Oscar 2022 por representar a Índia pela primeira vez no prêmio, na categoria de documentário. E fazem isso com o filme “Escrevendo com fogo”.

Flee

Independentemente de ganhar, ou não, o dinamarquês Jonas Poher Rasmussen já conseguiu um feito nunca visto na história da Academia. Pois o filme “Flee – A fuga” conta, em primeira pessoa, a história de um refugiado. Contudo, a excepcionalidade de “Flee” está ligada ao fato de que foi selecionado em três categorias, concorrendo como melhor documentário, melhor animação e melhor filme internacional.

Além disso, “Flee” integrou a programação do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade no ano passado. Será distribuído no Brasil pela Diamond. Ainda sem data de exibição, a distribuidora só informa que não se chamará “A Fuga”.

Summer of soul

Entretanto, os demais documentários indicados são o belíssimo “Summer of Soul”, de Questlove, que resgata o festival de música afro-americana que ocorreu simultaneamente com o festival de Woodstock, em 1969. Além dele, há “Ascension”, de Jessica Kingdon, que investiga a divisão de classes na sociedade chinesa. E também “Attica”, de Stanley Nelson e Traci A. Curry, sobre a chacina de presos na penitenciária norte-americana, em 1971.

Um acaso

“Summer of Soul” é um daqueles achados raros. Os registros filmados do Harlem Cultural Festival de 1969 foram localizados num porão, em estado precário. Integrante do grupo de hip-hop The Roots, Questlove – multi-instrumentista, produtor e jornalista musical, além de DJ – recuperou o material e assina a realização. O filme vai além do registro da música e documenta as mudanças comportamentais da população negra, à luz do movimento por direitos nos anos 1960.

Onde assistir

“Summer of Soul (…ou, quando a revolução não pode ser televisionada)” está em cartaz no Telecine Play, parte do Globoplay.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima