21 maio 2020 - 22h44

Série na Netflix organiza a Segunda Guerra em um punhado de eventos e personagens

Documentário em dez episódios aposta nas imagens colorizadas do conflito que definiu o século 20

A Netflix estreou há pouco tempo uma série sobre o conflito que definiu o século 20: “Grandes momentos da Segunda Guerra em cores”. O título burocrático destaca o fato de imagens de arquivo, muitas delas inéditas, terem sido “habilmente” colorizadas, como diz a apresentação no início de cada episódio.

O fato de as imagens serem coloridas é mesmo um trunfo, mas a série é boa não só por causa das cores, ou das imagens inéditas, mas pela forma como organiza a cronologia dos eventos.

A série começa com o episódios de Dunquerque, na França, ou “Dunkirk”, como o título do filme de 2017 dirigido por Christopher Nolan. Tanto o filme como o documentário falam sobre o episódio em que os nazistas encurralaram os aliados na praia francesa de Dunquerque.

Dunquerque

Os aliados temiam perder algo em torno de 300 mil soldados. O primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, teve então uma ideia ousada: pedir a ajuda de barcos civis. Que todos saíssem da costa britânica em busca dos soldados em Dunquerque.

O episódio aparece também no filme “O destino de uma nação”, em que Gary Oldman interpreta Churchill (ele acabou ganhando o Oscar de melhor ator pelo papel).

Hitler, à direita, pressionado pelos aliados. (Foto: Divulgação)

O resgate em Dunquerque é narrado no primeiro episódio do documentário e dá a medida de como a série funciona. Ela se concentra nos principais personagens políticos e militares (Churchill, Roosevelt, Eisenhower, Patton, Hitler, Yamamoto…) e organiza a Segunda Guerra em um punhado de acontecimentos importantes.

Usando apenas imagens de arquivo e a narração do ator britânico Derek Jacobi, os episódios explicam o bombardeio de Londres, o ataque a Pearl Harbor que arrastou os Estados Unidos para dentro da guerra, a batalha de Midway, o cerco de Stalingrado, o dia D, a batalha de Bulge, o bombardeio de Dresden e, por fim, a libertação de Buchenwald e as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.

Streaming

“Grandes momentos da Segunda Guerra em cores” está disponível na Netflix.

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você clica aqui, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?

Um comentário sobre “Série na Netflix organiza a Segunda Guerra em um punhado de eventos e personagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Radiocaos Fosfórico

Neste episódio os textos e ideias combustíveis de Trin London, Merlin Luiz Odilon, Menotti Del Picchia, Alana Ritzmann, Otto Leopoldo Winck, Gabriel Schwartz, Cyro Ridal, Robson Jeffers, Guilherme Zarvos, Carlos Careqa, Clarice Lispector, Luciano Verdade, Giovana Madalosso, Charles Baudelaire, Arnando Machado, Edilson Del Grossi, Francisco Cardoso, Liliana Felipe, Valêncio Xavier, Carlos Vereza, Ícaro Basbaum, Mauricio Pereira, Mano Melo, Monica Prado Berger, Amarildo Anzolin, Antonio Thadeu Wojciechowski, Marcelo Christ Hubel, Cida Moreira, entre outros não menos carburantes.

Redação Plural.jor.br