Série na Netflix organiza a 2ª Guerra em torno de personagens notáveis

Documentário em dez episódios aposta nas imagens colorizadas do conflito que definiu o século 20

Uma série na Netflix fala sobre o conflito que definiu o século 20: “Grandes momentos da Segunda Guerra em cores”. Esse título burocrático destaca o fato de imagens de arquivo, muitas delas inéditas, terem sido “habilmente” colorizadas, como diz a apresentação no início de cada episódio.

Com certeza, as imagens serem coloridas é mesmo um trunfo. Porém, a série é boa não só por causa das cores, ou das imagens inéditas, mas pela forma como organiza a cronologia dos eventos.

Nesse contexto, a série começa com o episódios de Dunquerque, na França (ou “Dunkirk”, como o título do filme de 2017 dirigido por Christopher Nolan). Tanto o filme como o documentário falam sobre o episódio em que os nazistas encurralaram os aliados na praia francesa de Dunquerque.

Dunquerque

Os aliados temiam perder algo em torno de 300 mil soldados. Então o primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, teve uma ideia ousada – pedir a ajuda de barcos civis. Dessa forma, seria enorme o número de embarcações saindo da costa britânica para buscar os soldados em Dunquerque.

O episódio aparece também no filme “O destino de uma nação”, em que Gary Oldman interpreta Churchill (ele acabou ganhando o Oscar de melhor ator pelo papel).

Hitler, à direita, pressionado pelos aliados. (Foto: Divulgação)

Ainda sobre o resgate em Dunquerque, ele é narrado no primeiro episódio do documentário e dá a medida de como a série funciona. Primordialmente, ela se concentra nos principais personagens políticos e militares: Churchill, Roosevelt, Eisenhower, Patton, Hitler e Yamamoto. Além de organizar a Segunda Guerra em um punhado de acontecimentos importantes.

Nesse sentindo, usando apenas imagens de arquivo e a narração do ator britânico Derek Jacobi, os episódios explicam o bombardeio de Londres e falam sobre o ataque a Pearl Harbor que arrastou os Estados Unidos para dentro da guerra. Além de citar a batalha de Midway, o cerco de Stalingrado e o dia D. Sem deixar de fora a batalha de Bulge e o bombardeio de Dresden. Por fim, aborda também a libertação de Buchenwald e as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.

Streaming

“Grandes momentos da Segunda Guerra em cores” está disponível na Netflix.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Série na Netflix organiza a 2ª Guerra em torno de personagens notáveis”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima