Série na Netflix organiza a Segunda Guerra em um punhado de eventos e personagens | Plural
21 Maio 2020 - 22h44

Série na Netflix organiza a Segunda Guerra em um punhado de eventos e personagens

Documentário em dez episódios aposta nas imagens colorizadas do conflito que definiu o século 20

A Netflix estreou há pouco tempo uma série sobre o conflito que definiu o século 20: “Grandes momentos da Segunda Guerra em cores”. O título burocrático destaca o fato de imagens de arquivo, muitas delas inéditas, terem sido “habilmente” colorizadas, como diz a apresentação no início de cada episódio.

O fato de as imagens serem coloridas é mesmo um trunfo, mas a série é boa não só por causa das cores, ou das imagens inéditas, mas pela forma como organiza a cronologia dos eventos.

A série começa com o episódios de Dunquerque, na França, ou “Dunkirk”, como o título do filme de 2017 dirigido por Christopher Nolan. Tanto o filme como o documentário falam sobre o episódio em que os nazistas encurralaram os aliados na praia francesa de Dunquerque.

Os aliados temiam perder algo em torno de 300 mil soldados. O primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, teve então uma ideia ousada: pedir a ajuda de barcos civis. Que todos saíssem da costa britânica em busca dos soldados em Dunquerque. O episódio aparece também no filme “O destino de uma nação”, em que Gary Oldman interpreta Churchill (ele acabou ganhando o Oscar de melhor ator pelo papel).

Hitler, à direita, pressionado pelos aliados. (Foto: Divulgação)

O resgate em Dunquerque é narrado no primeiro episódio do documentário e dá a medida de como a série funciona. Ela se concentra nos principais personagens políticos e militares (Churchill, Roosevelt, Eisenhower, Patton, Hitler, Yamamoto…) e organiza a Segunda Guerra em um punhado de acontecimentos importantes.

Usando apenas imagens de arquivo e a narração do ator britânico Derek Jacobi, os episódios explicam o bombardeio de Londres, o ataque a Pearl Harbor que arrastou os Estados Unidos para dentro da guerra, a batalha de Midway, o cerco de Stalingrado, o dia D, a batalha de Bulge, o bombardeio de Dresden e, por fim, a libertação de Buchenwald e as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.

Serviço

“Grandes momentos da Segunda Guerra em cores” está disponível na Netflix.

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você clica aqui, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?
0 0 voto
Article Rating
Subscribe
Notificação
guest
0 Comentários
Comentário no texto
Ver todos

Últimas Notícias

0
Adoramos ouvir você, deixe seus comentáriosx
()
x