Rob Packer usa boletins da BBC em “A previsão do tempo para navios”

Poeta inglês viveu anos no Brasil e escreve em português; no livro, ele encara os informes da rádio britânica como uma espécie de código secreto

Rob Packer se inspirou nos boletins de previsão do tempo da rádio BBC para escrever os poemas de “A previsão do tempo para navios”, que o Círculo de Poemas acaba de publicar.

Quando Packer fala do país onde nasceu, ele se refere à Inglaterra. Mas ele viveu anos no Brasil e escreve em português.

No “Aviso ao leitor”, logo no início do livro, ele explica que os boletins da BBC são veiculados quatro vezes ao dia, mas num formato antiquíssimo. “Porque a linguagem usada parece um código secreto da era vitoriana”, diz.

Rob Packer

Rob Packer ouviu os boletins da BBC pela primeira vez quando criança. (Foto: Amélie Baasner/Divulgação)

Quando ouviu os informes pela primeira vez, Packer era criança e não entendeu nada, mas ficou intrigado com o ritmo das palavras: “Sistema de baixa pressão VIKING/ nove sete um, esperado/ BACIA NORUEGUESA/ nove oito um, até as dezoito horas da segunda-feira”.

“Ainda não entendo boa parte. O enigma persiste”, escreve Packer. “Assim, para mim – e talvez para a maioria dos ouvintes – a previsão do tempo para navios não cumpre com a sua função: o informe não informa.”

Livro

“A previsão do tempo para navios”, de Rob Packer. Círculo de Poemas, 88 páginas. O livro faz parte da caixa de dezembro enviada para assinantes do Círculo do Livro (saiba mais aqui). Ele será vendido nas livrarias a partir de janeiro.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima