Raphaela Corsi lança “Sankofa: a história dos afro-curitibanos” na Gibiteca

Primeiro livro da quadrinista Raphaela Corsi retrata personagens da história afro-curitibana em três contos

A quadrinista Raphaela Corsi lança, na quarta-feira (13), a graphic novel “Sankofa: a história dos afro-curitibanos”, na Gibiteca de Curitiba.

Com entrada gratuita, o evento começa às 19h num bate-papo entre a autora e os artistas Adriele Tornesi, João Ferreira, Lilo Viana, Marcio Garcia e Monge Han. A mediação será de Fulvio Pacheco, diretor da Gibiteca.

Em seguida, a partir das 20h, começa a sessão de autógrafos e a distribuição gratuita de exemplares de “Sankofa” para o público.

“Sankofa”

Sankofa é um ideograma adinkra, que significa: “Nunca é tarde para voltar atrás e lembrar do que foi esquecido”.

Assim, a partir dessa ideia, o livro de Corsi reúne três contos que costuram o passado e o presente por meio de lugares importantes para a memória negra em Curitiba. Como, por exemplo, a antiga Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito.

Capa do livro “Sankofa: a história dos afro-curitibanos”, de Raphaela Corsi. (Foto: Divulgação)

Ignoradas

É preciso ter em mente que as personagens retratadas no livro são ignoradas por uma parte considerável da história oficial. Porém, elas se tornaram cada vez mais conhecidas da população curitibana nos últimos anos.

Assim, o livro retrata uma mulher que enfrenta a repressão no início do século 19 e um homem escravizado que vai à Guerra do Paraguai e se lembra daqueles que não tiveram o direito à memória.

Sobretudo, “Sankofa” retrata também as pessoas negras que viviam na cidade antes da chegada dos imigrantes europeus. Por esse motivo, a Festa do Rosário, que se tornou parte do patrimônio da cidade, procura lembrar dessas pessoas e celebrar as religiões de matrizes africanas, promovendo o respeito inter-religioso.

Raphaela Corsi

Além de quadrinista, Raphaela Corsi é ilustradora e pesquisadora. No seu currículo, estão várias exposições e publicações. E também a curadoria dos projetos “Ubuntu: Eu sou nós” (2016) e “Linha Preta Curitiba” (2019), à frente do Centro Cultural Humaita – Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afro-brasileira.

Créditos

“Sankofa: a história dos afro-curitibanos” conta com roteiro de Isolda Marques, estudante de Artes Visuais na FAP, e apoio de Mel e Kandiero, na pesquisa e na editoração do livro. O storyboard é de Gabriel Corsi; a diagramação, de João Ferreira; e a coordenação financeira, de Eduardo Plahtyn Fernandes.

O projeto de publicação do livro foi realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Lançamento presencial

“Sankofa: a história dos Afro-curitibanos”, de Raphaela Corsi. Dia 13 de abril, às 19h. Gibiteca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 533). O evento tem entrada gratuita e haverá distribuição de exemplares grátis.

Lançamento virtual

O livro ganha também um lançamento virtual no dia 19 de abril, à 19h, no canal do Centro Cultural Humaita, no YouTube (aqui). O evento terá a presença da autora, da roteirista e de outros convidados.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Raphaela Corsi lança “Sankofa: a história dos afro-curitibanos” na Gibiteca”

  1. Que maravilha, parece ser um projeto de grande relevância para a construção da identidade dos curitibanos pretxs e não pretxs, um elemento formativo para a sociedade atual!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima