“Momento Espírita”, programa de rádio no ar há 30 anos, soma 570 horas de mensagens positivas

Com 6.858 edições de cinco minutos cada uma, "Momento Espírita" quer levar esperança para os aflitos

Mal dá para acreditar. Ou estamos diante do sucesso de quem acredita? Quem costuma sintonizar a Ouro Verde 105.5 FM, Caiobá 102.3 FM ou Difusora 590 AM entre as rádios de Curitiba, já deve ter ouvido ao menos um episódio do “Momento Espírita”. Da abertura ao encerramento, cada edição dura cerca de cinco minutinhos.

O que você talvez não saiba é que o “Momento Espírita” acaba de completar 30 anos ininterruptos no ar, mantido pela Federação Espírita do Paraná (FEP), com sede na Alameda Cabral, em Curitiba. A iniciativa nunca foi lucrativa. Contudo, esse jamais foi o objetivo. 

Números impressionantes

Quem se dispusesse a ouvir todas as gravações do “Momento Espírita” feitas ao longo de três décadas de existência e reservasse, hipoteticamente, seis horas diárias para fazer isso, passaria três meses ouvindo as 570 horas de programação. O número considera as edições feitas também em outras línguas: espanhol, inglês, francês e italiano.  

Os 6.858 programas mantêm viva a ideia inicial que surgiu em 1992. “Colaborar para transformar homens do mundo em homens de bem, porque somente com a melhora do ser humano o mundo se tornará um lugar melhor”, diz Maria Helena Marcon, coordenadora do “Momento Espírita”. Os fãs reconhecem tanto o estilo quanto a voz que é marca registrada das produções: a do locutor Paulo Roberto Oliveira, que apresenta o programa desde que ele surgiu.

“Momento Espírita”, no streaming 

Mas a equipe foi se renovando e cresceu. Hoje são 20 pessoas entre redatores, revisores, tradutores, editores e profissionais que atualizam o site, as redes sociais e as plataformas digitais. Sim, além das 181 emissoras de rádio que transmitem o programa em 163 cidades brasileiras, o “Momento Espírita” chegou ao streaming e, agora, está disponível em plataformas como Spotify, Deezer, Apple Music, YouTube e Amazon Music. Os textos também podem ser lidos e ouvidos gratuitamente no site, que ainda vende livros e CDs para ajudar a cobrir os custos das produções. 

Um dos álbuns mais recentes disponíveis no Spotify é o de volume 36, lançado no dia 2 de maio, com uma borboleta de asas roxas na capa (curiosamente, todos os discos trazem borboletas na capa). Ele abre com Oliveira anunciando, pausadamente, o título: “Meus óculos”. E segue com o texto: “Se você encontrasse meus óculos por aí, talvez entendesse melhor porque digo que há encanto em tudo e em todo lugar”, diz o narrador. “Nas flores de ipê esparramadas pelo chão e naquelas que ainda do alto dos galhos buscam compreender as que se foram.”

O episódio continua com uma lista de cenas cotidianas: a mulher com o carrinho de recicláveis, o poema escrito no muro e o pai que espera a filha na saída da escola. “Há muitas formas de olhar para tudo na vida e todas elas passam pelas lentes dos tais óculos de cada um de nós. Lentes milenares, lentes esculpidas pelo tempo, pela experiência da alma imortal.”

A mensagem desse “Momento Espírita” específico diz que “é possível enxergar, interpretar e vivenciar as experiências da vida de formas diversas, mudando as nossas lentes”. E cita a chuva como exemplo, recorrendo – de forma inesperada – à cultura pop. “A mesma chuva que celebrou a alegria de Gene Kelly na cena do filme ‘Cantando na chuva’ correu nos rostos entristecidos de Rutger Hauer e Harrison Ford nos momentos finais ‘Blade Runner’. O fenômeno climático é o mesmo. Aí está a grande questão.”

Como funciona

A inspiração para cada episódio vem de diferentes formas. Surge na observação do cotidiano, de histórias de vida e também de livros e filmes. Como nada é por acaso, entre as curiosidades sobre os temas escolhidos, vez ou outra, os redatores chegam ao mesmo assunto sem planejar isso. É como se os envolvidos com o programa tivessem uma espécie de sintonia cósmica. 

Mas existe um mentor espiritual, explica Maria Helena Marcon. Um mensageiro do bem. “É o mentor atento ao desenrolar da atividade que, com sua presença, estimula a equipe e acompanha o trabalho, colabora com ideias para a redação dos textos”, diz. Algo como um anjo da guarda. Uma entidade. 

O sucesso da doutrina

O sucesso do “Momento Espírita”, segundo a coordenadora, é atribuído à linguagem simples, dirigida ao coração do ouvinte, e independente de crença e religião. A missão é levar esperança aos aflitos – e fazer isso à luz da doutrina codificada por Allan Kardec (1804–1869). 

Mesmo com o longo caminho percorrido até aqui, o “Momento Espírita” continua. “O mundo ainda precisa muito de paz, de coisas positivas, mais do que nunca”, diz Marcon.

Momento espírita

Confira no site os textos, os programas e a lista de rádios onde são veiculados. Ouça nas rádios de Curitiba Ouro Verde 105.5 FM, Caiobá 102.3 ou Difusora 590 AM.

Sobre o/a autor/a

11 comentários em ““Momento Espírita”, programa de rádio no ar há 30 anos, soma 570 horas de mensagens positivas”

  1. Bom dia.
    Como faço para receber os áudios do momento espírita. O canal que tinha não consigo mais acessar. E tenho uma lista de transmissão onde as pessoas estão acostumadas a receber os áudios de segunda a sábado, e estão sentindo falta das lindas mensagens.
    Desde já agradeço a atenção.

  2. Rafael Antunes da Roza

    Bom dia escuto o todos os dias os textos muito obrigado Paulo. Mas tem um texto que leio muito e não tem áudio e Nei vídeo “O rio do esquecimento” gostaria de um dia ver e ouvir em sua vós esta mensagem. Obrigado…

  3. O meu irmão Djalma trouxe de Foz do Iguaçu esse programa e desde então sempre recebo diariamente as lindas narrativas.Parabens.

  4. Chirlei Pinheiro Figueiredo Elleres

    Esse trabalho é simplesmente formidável e une 03 coisas que sempre amei!

    1a- Ouço a Ouro Verde desde criança e não troco por nada!

    2a- Por ouvir essa rádio, sempre ouvi o Momento Espírita e SEMPRE amei as mensagens. Me tornei espírita há 05 anos e agora elas fazem muito mais sentido, porque me conectam com o melhor que existe no mundo e em mim.
    Tudo nesse trabalho é perfeito, as mensagens, as trilhas sonoras, os temas de capa, simplesmente tudo!

    3a- A maravilhosa e inconfundível voz do Paulo Roberto Oliveira, que dá vida às mensagens de maneira tão suave e agradável, nos faz caminhar de forma leve pelas histórias, experienciando a sensação de fazermos parte delas. Rimos, choramos, nos sentimos nostálgicos, esperançosos, entusiasmados e alegres, graças a um trabalho extraordinário dessa equipe fantástica, narrado por uma voz belíssima e imortalizada em nossas lembranças!

    Sinto tristeza em pensar que um dia, por um motivo qualquer, as mensagens poderão ser lidas por outro alguém e meus ouvidos não mais reconhecerão o programa de pronto. Mas…, faz parte!

    Todos estão de parabéns pelo empenho, dedicação, perseverança e por se colocarem a serviço da Espiritualidade Maior à serviço do bem que não cessa jamais!

    A vocês, meu muito obrigada por fazerem parte da minha história!

    Ótima tarde a todos!

    Paz e Bem! 

  5. O Momento Espírita significa muito pra mim.
    Me trouxe conforto
    Me trouxe lágrimas
    Me trouxe esperanças
    As vêzes me deixou confusa
    One hundred, five point five.
    Ouro Verde FM
    Qual final de expediente não fica mais feliz com o Momento Espírita na rádio?
    Feliz aniversário de 30 anos nosso querido Momento Espírita!

  6. Fátima Mohamed Abrão

    Muito bom que existam essas ilhas de realimentação no dia a dia…A diversidade deve ser entendida como um direito de expressar-se também na esfera da fé. Ouvir esses minutos deixam a vida leve. Parabéns pela reportagem!
    Cada vez gosto mais desse jornal,!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima