Eventos marcam os 50 anos do Museu da Imagem e do Som

Programação inclui cursos, oficinas e mostras nas áreas de cinema, fotografia e música

Segundo Museu da Imagem e do Som a ser criado no Brasil, o MIS-PR comemora seu meio século de existência com uma programação especial. As atividades acontecem até dezembro e se relacionam às artes representadas no museu: fotografia, cinema e música.

A comemoração tem atividades para diversos públicos, faz parte da proposta da nova direção de ocupar o MIS: “Só em contato com a comunidade e com as manifestações do presente é que o museu se mantém vivo, em um processo de continuidade e transformação de sua própria história”, diz a diretora do MIS-PR, Cristiane Senn.

De acordo com a coordenadora de programação do museu, Ana Paula Málaga, a variedade de atividades busca – justamente – chegar a públicos diversos: “A ideia é que o museu seja visto e sentido como um lugar acessível, aberto, onde é possível obter conhecimento e trocar experiências”, salienta. A agenda vai da revelação de filmes fotográficos a uma mostra de videoclipes paranaenses de rap:

Programação

Cursos e oficinas
Nos dias 4, 5 e 6 de novembro, o museu promove o curso “Revelação de filmes fotográficos com cafenol”, uma introdução aos princípios da revelação de negativos fotográficos, preto e branco, com um revelador à base de café, que pode ser feito com produtos de uso cotidiano de baixa toxicidade e de fácil descarte. A oficina será ministrada por Samuel Rodrigues e Társico Pereira, e tem um custo de R$ 115. As aulas acontecem das 19h às 22h. A idade mínima para participar é 15 anos. 

No dia 20 de novembro, o fotógrafo Marco Felippe conduz a oficina “Como filmar e editar com o celular”, das 14h às 18h, para participantes com idade mínima de 16 anos. Serão abordadas configurações básicas, técnicas de filmagem, edição e postagem de vídeos nas redes sociais por meio de aplicativos. O investimento é de R$ 70 e é necessário levar um smartphone ou tablet para participar. 

As inscrições podem ser feitas via e-mail, com envio do nome completo e curso desejado: [email protected]

Mostras
A partir de 13 de novembro, às quartas-feiras, acontece a Mostra Cordilheira. Serão três sessões de exibição seguidas por bate-papo com filmes realizados por afrodescendentes. A atividade é uma parceria com a Mostra de Cinema Negro Brasileiro, e integra o mês da Consciência Negra da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura.

A “1ª Mostra de videoclipes paranaenses de rap” acontece no dia 29 de novembro, das 19h às 22h. Haverá a exibição de videoclipes de grupos/artistas solo de rap paranaenses, seguida de um bate-papo com os músicos e a equipe de produção. O envio dos videoclipes pode ser feito até 14/11, as inscrições são gratuitas. Mais informações no site www.mis.pr.gov.br.

Música, dança e grafite
No dia 23 de novembro, das 14h às 18h, acontece a intervenção Kingston Kombi. A proposta é que durante o dia, parte do muro do museu ganhe um grafite de aniversário. Também haverá uma festa itinerante com o grupo de break Flying Boys Crew, MCs e grafiteiros.

Infantil
No dia 9 de novembro (sábado), das 14h às 18h, o MIS recebe brinquedos artesanais, produzidos pelo artista Marcelo Weber. A programação, feita para toda a família, também contará com uma apresentação da dupla Filhas da Fruta, que trabalha com palhaçaria.  

Serviço
50 anos do Museu da Imagem e do Som do Paraná
Onde: MIS-PR, na rua Barão do Rio Branco, 395 (Centro)
Quando: Novembro e dezembro de 2019
Mais detalhes pela página do Facebook ou no Instagram do museu

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima