Professoras lançam livro sobre mulheres cientistas no combate à covid-19 | Plural
22 Maio 2020 - 18h34

Professoras lançam livro sobre mulheres cientistas no combate à covid-19

Obra dá visibilidade às pesquisadoras brasileiras que sequenciaram o genoma do coronavírus. Baixe on-line

“Este livro surge da necessidade de darmos visibilidade ao trabalho de mulheres cientistas que contribuíram com o desenvolvimento científico sobre o novo coronavírus”, anunciam as autoras do livreto de passatempos Mulheres nas Ciências: Coronavírus, lançado nesta sexta-feira (22).

A publicação foi elaborada por um grupo de professoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ligadas ao projeto de extensão Meninas e Mulheres nas Ciências. As idealizadoras são as docentes Alessandra Barbosa, Camila Silveira, Camilla Oliveira, Clarice Amaral, Glaucia Pantano e Tatiana Simões, do Setor de Ciências Exatas. As ilustrações são do estudante de física Marcelo Machado.

“O material é voltado para o público em geral, com atividades para crianças, jovens, adultos e idosos, que vão de caça-palavras e palavras-cruzadas a desenhos para colorir. Nele é possível obter informações de forma lúdica sobre o papel do grupo das cientistas brasileiras que sequenciaram o genoma do novo coronavírus”, explica a professora Camila Silveira, coordenadora do Meninas e Mulheres nas Ciências.

“Elas permanecem anônimas, na grande maioria das vezes”, lamenta Camilla Oliveira, vice-coordenadora do projeto. A ideia, então, é “informar de maneira mais acessível, mostrar o quanto a ciência é bonita e precisa ser compartilhada”, nas palavras da professora Alessandra Barbosa.

Na publicação, um caça-palavras apresenta ao leitor o trabalho da pesquisadora afro-americana Kizzmekia Corbett, que lidera pesquisas na busca da vacina para o novo coronavírus. A brasileira Nísia Trindade Lima, presidenta da Fiocruz, também aparece no livreto. 

“Nesse grave cenário de pandemia, elaborar passatempos que apresentam as cientistas envolvidas no combate da covid-19 e trazem importantes informações como formas de prevenção dessa doença é de suma importância para a sociedade”, observa a professora Glaucia Pantano.

Baixe gratuitamente o livro clicando aqui.

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você clica aqui, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?
0 0 voto
Article Rating
Subscribe
Notificação
guest
0 Comentários
Comentário no texto
Ver todos

Últimas Notícias

0
Adoramos ouvir você, deixe seus comentáriosx
()
x