Peça do Grupo Galpão investiga tempos atuais

Trupe volta a Curitiba com o espetáculo “Outros”, que dá lugar ao silêncio e à escuta

Com direção de Marcio Abreu, “Outros” é o segundo espetáculo fruto da parceria entre o grupo mineiro e o diretor da Companhia Brasileira de Teatro. O resultado é uma dramaturgia performática, que – além de refletir as inquietudes dos envolvidos – também foi buscar nas ruas elementos para sua composição. 

Além de improvisação, o grupo se valeu de exercícios que aconteceram – literalmente – na rua. É o que conta o ator, dramaturgo e um dos fundadores do grupo, Eduardo Moreira: “Fizemos uma performance de sair com a nossa mesa de trabalho para a rua, e estabelecer alguns pontos, assuntos, em que as pessoas na rua sentavam com a gente e conversavam”, relata. Algumas falas, que surgiram do jogo entre os atores, chegaram a ser recriadas no texto final. 

O resultado, segundo Moreira, é uma obra que reflete os nossos tempos – com destaque para a dificuldade de comunicação, a ausência do silêncio e da escuta, e o possível lugar da poesia no mundo atual. “É um espetáculo que provoca muito o público, não em um sentido de um discurso ideológico – não tem nenhuma referência direta a nossa realidade imediata, que está tão fissurada, nos atingindo de maneira tão violenta – mas é um espetáculo que fala para o nosso público, fala dessa inquietação, dessa dificuldade – das palavras não darem conta da realidade”, define. 

Criado em 1982, em uma mesa de bar, o Grupo Galpão se define como um “teatro de pesquisa”, que busca o diálogo entre as inúmeras possibilidades de criação. “Um teatro que não se prende a nenhum tipo de dogma, rigidez, que tenha a capacidade de se adaptar”, ressalta Moreira. Circo, música, tradição teatral, improviso: tudo vale como ferramenta de flexibilização. 

Hoje, com quase 37 anos de história, 48 festivais internacionais, passagem por 18 países, mais de 100 prêmios e 4 mil apresentações no currículo, o Grupo volta a Curitiba para apresentar “Outros”, seu mais recente espetáculo, em duas datas e com ingressos a preços especiais. 

Serviço
“Outros”, espetáculo do Grupo Galpão
Quando: 05 de outubro (sábado), às 21h; e 06 de outubro (domingo), às 19h
Onde: Teatro Guairinha, na Rua XV de Novembro, 971 (Centro)
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada), à venda pelo Ticket Fácil ou na bilheteria do teatro.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima