Oficina virtual ensina técnicas de filmagem em super 8

Inscrições gratuitas vão até 17 de julho. Filmes produzidos ao fim de duas semanas serão exibidos na mostra competitiva do Festival

Mesmo com o adiamento temporário da 16ª edição do “Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba”, a oficina de técnicas de filmagem em super 8 do evento vai acontecer. Com inscrições gratuitas e abertas até 17 de julho, a chamada “Tomada Única” rola a partir de 25 de julho. A transmissão será totalmente on-line e, além das orientações durante a oficina, terá consultoria do instrutor, Pedro Merege. São apenas 15 vagas, e as inscrições devem ser feitas pelo site do evento.

Para aprender “as manhas” de trabalhar com o formato cinematográfico analógico (vale lembrar que ele foi desenvolvido nos anos 1960!), os participantes receberão um cartucho de película e uma filmadora. A ideia é que, ao longo de duas semanas e meia, o inscritos produzam seus próprios filmes – que serão exibidos na mostra competitiva do Festival. O mais curioso é que os filmes produzidos não serão vistos até a exibição no evento. “

O nome “Tomada Única” não é à toa: a proposta é que as produções sejam captadas em uma única tomada, montadas diretamente na câmera. Os “oficineiros” poderão usar efeitos fotográficos para criar transições, mas não poderão editar posteriormente as imagens captadas. A captação sonora também permitirá a experimentação: pode ser pela execução da trilha sonora durante a captação, performances, dublagens, e até mesmo executar o som ao vivo, a partir de instrumentos, durante a exibição do filme.

O Festival

No mesmo ritmo de outros eventos da área de cultura, o evento ficou sem data de realização. A previsão agora é, dependendo da situação do coronavírus na cidade, por volta da segunda quinzena de novembro.

Criado em 2005 por Leandro Schip, falecido em 2016, o Festival cresceu e se consolidou como evento mundial do gênero em 2008. Atualmente é uma das maiores iniciativas de super 8 já realizadas no Brasil, um dos poucos festivais dedicados exclusivamente à produção de obras em película 8mm.

Serviço
Oficina “Tomada única” – produção em Super 8
Quando: em 25 de julho de 2020
Inscrições gratuitas pelo site até 17 de julho. Apenas 15 vagas.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima