20 maio 2022 - 9h00

O que fazer em Curitiba: passear nos parques

Parques da cidade têm características surpreendentes como um museu de história natural e um jardim de esculturas ao ar livre

Apesar do frio, o que fazer em Curitiba quando o dia amanhece ensolarado e dá vontade de passear no parque? O Plural fez uma lista com quatro dicas de espaços verdes em Curitiba perfeitos para uma caminhada, um piquenique ou um momento de leitura. Passe o repelente e divirta-se!

1. Caminhada e visita ao museu no Bosque Capão da Imbuia

Considerado um dos últimos remanescentes da paisagem dos “campos de Curitiba” na região, o Bosque Capão da Imbuia abriga uma bela mata de araucárias, canelas e imbuias centenárias e serve de lar para pequenos animais como pássaros e cotias.

Na trilha de 400 metros pelo interior da unidade de conservação, chamada de “Caminho das Araucárias, os visitantes encontram painéis com informações sobre a floresta local e a importância de sua preservação. No mesmo terreno, está o Museu de História Natural Capão da Imbuia, que desenvolve trabalho de educação ambiental e pesquisas sobre diferentes grupos de animais. 

É um ótimo lugar para fazer uma caminhada leve, ler ao som dos passarinhos ou apenas desfrutar do recanto fresquinho em meio à natureza. 

A entrada do bosque fica na rua Benedito Conceição, 407, no bairro Capão da Imbuia. O horário de funcionamento é das 9h às 16h45, de terça a domingo.

2. Passeio na mata do Bosque Gutierrez

Pouco conhecido, o Bosque João Carlos Hartley Gutierrez fica no bairro Vista Alegre, uma das regiões mais elevadas de Curitiba. Quem gosta de caminhar em meio à mata, vai curtir o passeio em meio a árvores nativas como aroeiras, cedros e pitangueiras.

Lendas e mistérios cercam o bosque que ocupa o terreno da chácara do advogado João Carlos H. Gutierrez. De acordo com as histórias fantasiosas, o Pirata Zulmiro teria escondido um tesouro na região, no ano de 1894.

O bosque abriga, ainda, um belo memorial ao líder seringueiro Chico Mendes.

O parque fica na rua Albino Raschendorfer, 354, no bairro Vista Alegre, e funciona das 8h às 18h.

3. Churrasco em família no Parque Passaúna

O Parque Municipal do Passaúna é um ótimo lugar para relaxar e sentir a natureza. A trilha ecológica, com 3,5 quilômetros de extensão, percorre caminhos em meio à vegetação e dá acesso a espaços das antigas olarias, inundadas para a construção da represa da Estação de Abastecimento de Água do Passaúna. 

O mirante de 60 metros de altura permite uma bela visão das águas mansas do lago e das chaminés das olarias cobertas pelas águas que abastecem parte da cidade de Curitiba. As churrasqueiras e o parque infantil tornam o espaço uma boa opção para passeios em família

O parque tem acesso pela rua Eduardo Sprada, no bairro Augusta, na divisa com o município de Campo Largo. Veja no mapa. O espaço fica aberto das 6h às 19h, de segunda a domingo.

Escultura de João Turin, parte do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço. (Foto Maringas Maciel/Divulgação)

4. As esculturas de João Turin, no parque São Lourenço

Uma escultura de João Turin (1878–1949) dada como perdida há mais de 70 anos sobreviveu a bombardeios na Segunda Guerra Mundial, protegida pelas paredes da Igreja de Saint-Martin em Condé-sur-Noireau, uma cidade francesa na região da Baixa Normandia. Agora, a peça rara de Turin está exposta no Memorial Paranista, em Curitiba.

A confirmação de que a escultura de Turin ainda existia e que permanecia na paróquia de Saint-Martin foi possível só em 2013. O escultor Elvo Benito Damo e a equipe do ateliê de João Turin foram até a França providenciar a moldagem da peça original.

Assim, a única outra peça da “Pietà” de Turin que existe fora de Condé-sur-Noireau está exposta no Memorial Paranista, que completa um ano neste mês. Ele fica no parque São Lourenço (Rua Mateus Leme, 4.700), (41) 3313-7193. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita. De hora em hora, a partir das 10h30 e até 17h30, há visitas guiadas.

O Plural é um jornal independente mantido pela contribuição de nossos assinantes. Ajude a manter nosso jornalismo de qualidade. Assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. E passa a fazer parte da comunidade mais bacana de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

É falso vídeo que tenta ligar filho de Lula a Petrobras e a aumento de combustíveis

Diferentemente do afirmado em vídeo, o preço do barril de petróleo não é manipulado por uma empresa internacional que investe na Petrobras. O preço varia, na verdade, com a oferta e demanda do produto no mundo. Além disso, nenhum filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é sócio de empresa investidora da companhia e o presidente Jair Bolsonaro (PL) não instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os acionistas da petroleira. O conteúdo é falso

Projeto Comprova

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds