O que fazer em Curitiba com crianças?

Lista traz dicas do que fazer em Curitiba com crianças: há parques de diversão, um planetário e até uma múmia de verdade!

O Plural apresenta uma lista com dicas do que fazer em Curitiba com crianças. Seja com tempo bom, seja com tempo ruim. (Afinal, não se pode viver em Curitiba e contar com um fim de semana ensolarado.) 

Entre as opções selecionadas pela redação, há parques de diversão, um planetário e até uma múmia de verdade (!). Sim, você pode visitar um museu e ver uma múmia de verdade em Curitiba. Confira a seguir.

1. De encher os olhos: Planetário e observatório

A gente acaba deixando escapar a beleza ao nosso redor na correria do dia a dia, mas as crianças mantêm os olhos sempre atentos a tudo. E fazem isso com encanto. Quem convive com elas já deve ter sido surpreendido por frases como “olha a lua, tá fininha, parece um sorriso…”, ou “eu vi, eu vi a primeira estrela que apareceu”.

De fato, o céu é fascinante, ainda mais para os pequenos. Então um programa inusitado, além de bom e barato, é levá-los para conhecer o Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná – CACEP

As sessões do planetário abertas ao público acontecem uma vez por mês, sempre aos domingos, às 11 horas (com duração de uma hora). E crianças com idade a partir de seis anos já podem assistir. Além disso, a entrada é gratuita, porém é preciso chegar cerca de 45 minutos antes para a distribuição dos ingressos e depois aguardar a entrada.

A próxima data é 12 de junho e o tema será “Solstício de Junho”.

Sessão noturna

Para os mais curiosos que não dormem cedo, existe outra opção: a sessão noturna seguida por visita ao observatório. Ela acontece aos sábados, às 19 horas, e começa no planetário (ali no Colégio Estadual) com uma projeção sobre o céu que pode ser observado em seguida.

Ao final, às 20 horas, se as condições do tempo permitirem, a caravana segue para o Observatório Astronômico em Campo Magro. A programação completa vai até as 23h30. A próxima data é 11 de junho. A entrada é gratuita, contudo, o transporte até lá é por conta do visitante e é preciso estar atento ao caminho (baixar no modo off-line dos aplicativos de GPS), entre outros detalhes. Basta conferir no prospecto do CACEP ou no site

Fenômenos celestes também podem ser conferidos no Observatório Astronômico Prof. Dr. Leonel Moro, mas é preciso ir direto ao local. A dica é conferir o site, o prospecto, ou ligar para (41) 3234-5612 e pegar mais informações. 

A múmia do Museu Egípcio e Rosacruz, em imagem do passeio virtual no site da instituição. (Foto: Reprodução)

2. Uau, é uma múmia de verdade

Curitiba é bem servida de museus. Um deles guarda tesouros que mexem com o imaginário das crianças, principalmente daquelas que são fãs de filmes como “Uma noite no museu” e “Indiana Jones”. É o Museu Egípicio e Rosacruz + Tutankhamon, que tem um belo acervo para despertar o gosto pela história e a curiosidade pelo Egito antigo nos visitantes. O museu tem até uma múmia de verdade. 

Quadrinhos

A história da múmia Tothmea é cheia de curiosidades e vale a pena contar às crianças para o passeio ficar ainda mais interessante. Mal dá para acreditar que ela (a múmia) não tenha se perdido pelo mundo. Tem até história em quadrinhos sobre a Tothmea, disponível on-line.

Crianças de até quatro anos não pagam para entrar, mas atenção: o local fecha cedo. De terça a sexta, abre das 10h às 17h30; e em fins de semana e feriados, abre das 10h às 17h. A bilheteria encerra uma hora antes do fechamento do museu. Dá para comprar os ingressos e ver mais detalhes no site

3. Um clássico: Parques de diversão

Você nem vê o dia passar indo de uma atração para outra nos parques de diversão. Eles são ótimas pedidas para gastar a energia dos pequenos e até dos mais crescidinhos. O toque de nostalgia, que marcou a infância de diferentes gerações, ainda está presente em brinquedos como rodas-gigantes e carrinhos de bate-bate.

Para quem vive afoito por novidades, a maioria dos parques sobreviventes também traz versões mais radicais de montanhas-russas, opções que testam suas condições cardíacas, como o Kamikaze, e até umas coisas cheias de alta tecnologia. 

Park Tupã

Nem tudo isso a gente encontra em Curitiba. Mas alguns parques que circulam pelo sul do Brasil sempre dão o ar da graça por aqui. O Park Tupã, está na cidade, agora no Pinheirinho. O endereço é na Av. Winston Churchill, 1871 – Terminal Pinheirinho, no Capão Raso. De terça a sexta, o horário é das 16h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h.

Bombom Ville

Para dias não tão bonitos, uma boa saída pode ser o Bombom Ville. Lá vários brinquedos são cobertos, o que pode salvar o rolê. As atrações são mais bacanas para os menores, mas não tem limite de idade. O parque fica na BR-116, 15000 (Linha Verde, sentido sul).  Funciona de sexta a domingo, das 14h30 às 19h.

O preço do ingresso é de R$ 40 para crianças de até 13 anos. Crianças de até 5 anos têm direito a um acompanhante grátis. Os adultos que quiserem brincar pagam R$ 20 pelo ingresso, se não forem brincar não precisam pagar.  

sorvetes gaucho curitiba
Sorveteria do Gaúcho: desde 1955. (Foto: Reprodução)

4. Para uma lembrança clássica de Curitiba

Curitiba não é uma capital das mais “tropicais”, não é uma cidade quente. Entretanto, isso nunca impediu a presença do sorvete nos momentos de lazer dos curitibanos. As opções da moda ultrapassam as paleterias, que fervilharam por um tempo, e chegam às lojinhas de sabores diversos, inspirados em receitas cremosas argentinas e italianas, ou mesmo as novidades que servem casquinhas, copinhos ou taças com muita criatividade. 

Praça do Gaúcho

Mas ter um clique ou lembranças gravadas na memória em sorveterias que já fazem parte da história de diferentes gerações tem um sabor todo especial. É algo nostálgico, sem dúvida. Entretanto, pode ser muito bacana levar as crianças para ver o point dos skatistas enquanto pede uma bola de sorvete. 

Quem é de Curitiba já sacou que a referência é da Sorveteria do Gaúcho, na praça do Redentor. A praça é mais conhecida por “Praça do Gaúcho” devido à sorveteria fundada em 1955 e que, apesar da crise enfrentada durante a pandemia, continua na ativa. O funcionamento é de terça a domingo, das 12h às 19h. 

A Formiga

Também dá para deliciar a criançada, contando as histórias da sua infância, com um sorvete n’A Formiga, de 1952. A sede mais antiga da sorveteria fica na Avenida Iguaçu, 2.011, no bairro Água Verde.

Como o espaço não tem mesas, o bacana é ir preparado para um programa bem peculiar. Você acaba sentando nos poucos degraus entre a entrada e a calçada ao redor da loja. Não tem como escapar de um pingo de sorvete aqui ou ali, é parte do passeio. Há cerca de um ano, foi inaugurada uma nova loja d’A Formiga, na Rua Jerônimo Durski, 1.130, no Bigorrilho. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima