"O Iluminado", de Stanley Kubrick, volta aos cinemas | Plural
27 out 2019 - 22h55

“O Iluminado”, de Stanley Kubrick, volta aos cinemas

Reestreia prepara o caminho para o lançamento de “Doutor Sono”, continuação da história

“Here’s Johnny!”. O clássico “O Iluminado” (1980), de Stanley Kubrick, está de volta às telonas dos cinemas brasileiros. A exibição acontece somente nesta terça-feira (29). Na capital paranaense, sete cinemas se preparam para os 142 minutos do filme baseado na obra homônima de Stephen King.

A história conta com elementos do terror clássico, mas também fala da condição humana, explica Michelle Henriques, crítica, podcaster e entusiasta do gênero. “É um filme de um cara alcoólatra que bateu no filho, perdeu o emprego. A família vai ficar isolada em um hotel para ele escrever um livro, só que ele não consegue e começa a surtar. Aí fica a ambiguidade: ele está surtando mesmo ou o hotel está fazendo ele surtar?”, ressalta.

Embora seja de conhecimento do público que o escritor não foi fã da adaptação, Henriques relembra que o longa teve um papel importante na época: “Foi um dos filmes que ajudou a popularizar o gênero de terror”, diz. São obras distintas, claro, mas que se conversam. “As duas versões são bem válidas, é compreensível que o Stephen King não goste – foi ele quem escreveu -, mas a visão do Kubrick também é própria”, pontua a crítica.

O retorno aos cinemas não é sem propósito, em novembro estreia no Brasil “Doutor Sono”, que dá continuidade a história de Danny Torrance, 40 anos após os acontecimentos do primeiro longa. No Cine Passeio, as quatro sessões oferecidas se esgotaram. Para o diretor curitibano e curador do cinema de rua, Marcos Jorge, a procura se dá pela experiência: “Não é só pela tela grande, é porque eu quero ver em companhia, quero ver a reação dos outros. Eu quero fazer parte de um evento que é coletivo”, ressalta. Afinal, “só trabalho, sem diversão, faz do Jack um bobão”.

Serviço
“O Iluminado” está de volta aos cinemas nesta terça-feira (29), em sessões únicas. Na capital paranaense, o clássico será exibido no Cinemark Mueller, Cinépolis Batel e Jockey Plaza Curitiba, Cinesystem Shopping Curitiba, UCI Palladium e Shopping Estação. As sessões ofertadas no Cine Passeio estão esgotadas.

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você entra na nossa lojinha, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?

Últimas Notícias