21 maio 2022 - 10h00

Músicas do “AVE, crianças!” conquistam os pequenos e os grandes

Muitas das ideias para as músicas de “AVE, crianças!” nascem da observação bem-humorada de questões do dia a dia

O AVEduo de Andréa Bernardini e Viviana Mena conquista ouvintes pequenos e grandes. O terceiro projeto da dupla é o “AVE, crianças!”, um álbum com 20 canções bem-humoradas que mira os pequenos, mas – pela qualidade do trabalho – acaba acertando o público de qualquer idade. (Fiz o teste com meu filho de seis anos, que ficou com os olhos e os ouvidos atentos.)

As faixas podem ser ouvidas nas plataformas digitais Spotify, YouTube Music e Deezer. É só dar o play para notar que Bernardini não perde o tom ao contar histórias do universo infantil. Nascida em União da Vitória, ela veio para Curitiba ainda pequena. Além de compositora, é musicista e educadora, o que pode dar uma pista sobre como aprendeu a fazer algo que poucos sabem: se apropriar do ponto de vista da meninada com criatividade. O resultado é que as crianças se reconhecem e gostam das músicas.

As questões

“Coitada da moça, ela perdeu todos os tetês dela! Por que uma adulta tá chupando uma chupeta?” Pela fala do meu filho, dá para notar que “Suíte dos Tetês”, como a maioria das faixas, é cantada em primeira pessoa. A escolha se dá porque muitas das ideias nascem da observação de questões do dia a dia dos pequenos, algo possível a partir da vivência de Bernardini em sala de aula. “O tempo todo estão acontecendo coisas maravilhosas, uma pena que na correria a gente nem sempre tem o momento exato de captar toda a poesia que as crianças manifestam”, explica a compositora em uma live para o canal do YouTube do Estúdio Trilhas Urbanas, responsável pelas gravações do projeto.

Algumas canções ainda mandam aquele “papo reto”, que a galerinha precisa ouvir. Ufa, dá uma ajuda para os pais. Mas, o que poderia facilmente escorregar para o tom professoral ou mesmo para um puxão de orelha, não tem nada de chato. Ao ouvirmos “Teimosia, minha amiga”, o eco foi em tom reflexivo: “É verdade, ser bagunceiro é tão bom…”

Referências

O “AVE, Crianças!” é cheio de referências e ritmos diferentes, o que é bacana quando se pensa na formação de repertório das crianças. Tem moda caipira, baião, samba, umas faixas com bastante swing e até pegadas mais latino-americanas, como a chacarera argentina. Essa mistura tem muito a ver com a personalidade do trabalho das artistas, pois Mena não é brasileira e estamos falando de um duo. A cantora e atriz, que mora em Curitiba há mais de 20 anos, nasceu na Argentina. 

Outra coisa que chama a atenção dos adultos e embala a turma com até oito anos de idade é a diversidade de instrumentos. As duas vozes e o violão eram a marca dos shows do AVEduo até a pandemia, conforme a dupla fala. Mas dá para ouvir muito mais nas gravações: metais, contrabaixo, chocalho, viola, percussão e por aí vai. Os novos instrumentos chegaram pelas mãos dos arranjadores convidados, Lucas Franco e o colunista do Plural Daniel Derevecki. “Tem uma introdução que é um impacto, que captou super bem a ideia do medo, isso é devido aos arranjos”, fala Bernardini sobre a música “Medo de ficar sozinha”, explicando como todo o trabalho ganhou uma nova roupagem com a participação dos dois.

Aqui em casa, enquanto um menino balançava a cabeça e soltava o corpo no maior suingue, “AVE, Crianças!” foi aprovado. 

Música

“AVE, Crianças!”, álbum do AVEduo. Disponível nas plataformas Spotify, YouTube Music e Deezer. Procurando programação para os pequenos?! Veja as dicas do Plural, aqui.

O Plural é um jornal independente mantido pela contribuição de nossos assinantes. Ajude a manter nosso jornalismo de qualidade. Assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. E passa a fazer parte da comunidade mais bacana de Curitiba.

Assuntos:

Um comentário sobre “Músicas do “AVE, crianças!” conquistam os pequenos e os grandes

  1. Uau! Música é tudo de bom. Todo mundo deveria ouvir música fazer música. O mundo seria mais legal e muito mais bonito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

É falso vídeo que tenta ligar filho de Lula a Petrobras e a aumento de combustíveis

Diferentemente do afirmado em vídeo, o preço do barril de petróleo não é manipulado por uma empresa internacional que investe na Petrobras. O preço varia, na verdade, com a oferta e demanda do produto no mundo. Além disso, nenhum filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é sócio de empresa investidora da companhia e o presidente Jair Bolsonaro (PL) não instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os acionistas da petroleira. O conteúdo é falso

Projeto Comprova

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds