Mostra Internacional de Cabaret de Curitiba vai do burlesco ao transformismo em série de espetáculos

Realizada pelo coletivo Selvática, a mostra apresenta a diversidade do cabaré contemporâneo na América Latina

A primeira edição da Mostra Internacional de Cabaret de Curitiba (MIC) traz para a cena humor, música, teatro, dança e performance art. Os espetáculos e as ações formativas começam nesta quinta-feira (5) e terminam no domingo (8), no Espaço Fantástico das Artes, com artistas do México, da Argentina e do Brasil. Os ingressos são gratuitos e as contribuições no chapéu, muito bem-vindas.

O projeto foi adiado por dois anos devido à pandemia, mas agora está chegando aos palcos com realização do coletivo Selvática Ações Artísticas. O grupo desenvolve pesquisas, intercâmbios e produções que levam a arte “cabareteira” para os palcos e ruas de Curitiba há dez anos.

Segundo Ricardo Nolasco, integrante da trupe e um dos idealizadores da mostra, para além do humor, o gênero pede o exercício em grupo e é um ato político. “Fazemos cabaré desde a abertura da Casa Selvática como forma de exercitarmos o coletivo, ouvir o outro e rir da nossa própria condição. Ele é nossa loucura e uma forma de organizar as questões e desejos que nos perpassam”, diz.

O cabaré no Brasil e na América Latina

O também ator e diretor, Nolasco, explica que a trajetória das artes cênicas no Brasil e na América Latina foi marcada por espetáculos de teatro de revista, teatro de variedades, circo teatro e musicais.

Nesse cenário, o cabaré acabou figurando como um estilo à margem dos consagrados. Mas, na cena contemporânea, ganha releituras e estabelece uma relação crítica com o público. “Por não ser um gênero centrado no texto dramático, o cabaré não foi devidamente reconhecido pela história oficial do teatro, sendo considerado um subgênero popular e de entretenimento”, afirma.

A programação da primeira Mostra Internacional de Cabaret de Curitiba mostra as diferentes visões do que pode ser o cabaré hoje, algo que passa pelo burlesco, transformismo, manifesto político, performance, música e pelas variedades.

Além das atrações do México e da Argentina, o último dia de apresentações é reservado para nomes da cena local e nacional selecionados após chamada pública.

Mostra Internacional de Cabaret de Curitiba

Confira a programação completa e outras informações, aqui. Evento conta com espetáculos, oficinas, lançamento de livro, palestras e festejos. De quinta-feira (5) a domingo (8). Espaço Fantástico das Artes (Rua Trajano Reis, 41 – São Francisco). A entrada é gratuita e a retirada de ingressos, uma hora antes de cada espetáculo.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima