Mostra do revolucionário Ai Weiwei abre nesta sexta no MON

Artista chinês perseguido pelo Partido Comunista está entre os mais importantes do mundo hoje

O Museu Oscar Niemeyer abre nesta sexta uma das mais importantes mostras de arte contemporânea feitas no Paraná em muito tempo. A mostra “Raízes”, do artista plástico chinês Ai Weiwei trará alguns dos trabalhos mais importantes de sua carreira.

A mostra contará com 40 obras de arte e 15 vídeo. A ideia da curadoria é mostrar um perfil de tudo que Ai Weiwei já fez em suas décadas de trabalho e mostrar o resultado de uma “imersão” que o artista realizou na cultura brasileira.

Esta será a primeira vez que Curitiba recebe uma exposição de Ai Weiwei, tido como um dos grandes nomes da arte no mundo hoje. Dedicado também a questionamentos políticos e aos direitos humanos, o artista foi perseguido por anos pelo Partido Comunista chinês, e hoje não mora mais em seu país de nascimento.

Um dos trabalhos mais conhecidos que será exibido em Curitiba em uma de suas versões é “Deixando cair uma urna da dinastia Han”, um trabalho que mostra o jovem artista derrubando intencionalmente uma urna cerimonial de cerca de 2.000 anos, da Dinastia Han, período da história da civilização chinesa. A série de três imagens vem sendo exposta por todo o mundo. No Brasil, poderá ser vista sua versão em peças de Lego.
Outras obras históricas conhecidas mundialmente também estarão expostas, como “Sementes de girassol”, trabalho composto por milhões de ‘sementes de girassol’ de porcelana pintadas a mão por artesãos chineses; e “Bicicletas Para Sempre”, uma obra de caráter arquitetônico que utiliza bicicletas como blocos de construção, fazendo também alusão à multiplicação e repetição.

Entre os destaques da parte “brasileira” está também um conjunto de trabalhos em madeira esculpidos à maneira dos ex-votos remontando a iconografia do artista, foram feitos em colaboração com artesãos de Juazeiro do Norte (CE).

Serviço
Exposição “Ai Weiwei Raiz”
De 3 de maio a 4 de agosto
Espaço: Olho
Museu Oscar Niemeyer (MON) – Rua Marechal Hermes, 999
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas gratuitas

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima