Morre o fundador da Raridade Discos

Clésius Marcus Real de Aquino foi o guardião das trilhas sonoras de nossas vidas

Faleceu em Curitiba o maior colecionador de trilhas sonoras da América Latina, Clésius Marcus Real de Aquino. Tinha 74 anos. Morreu de complicações renais e respiratórias após uma cirurgia. Era paulista de Araraquara (como Ignácio de Loyola Brandão e Zé Celso Martinez Correia). Adotou Curitiba, onde na década de 80 inaugurou a icônica loja Raridade Discos, uma espécie de Capela Sistina ou Museu do Louvre para os amantes da música. Clésius tinha muitas facetas, fotógrafo, comerciante, colecionador, bibliófilo.

Fisicamente parecia um personagem saído do Renascimento. Intelectualmente também. Era culto, fino, bem-humorado.Tinha a expressão luminosa (e iluminada) de um personagem de uma das telas de Rembrandt. De “Ronda Noturna” talvez.

Era um verdadeiro “Google” da música. O universo das trilhas sonoras era o seu domínio absoluto. Parecia que ele assistia a todos os filmes lançados no Brasil, Estados Unidos ou Europa.Campeões de bilheteria, ou filmes de arte e de diretores que quase ninguém conhecia. Clésius conhecia. Era assombroso que ele tivesse na cabeça tantas informações sobre cinema e música de todos os gêneros num mundo onde a internet ainda engatinhava e não havia filmes ou arquivos musicais por streaming. Era o que se chamava – ou ainda se chama – de um sujeito enciclopédico. Tinha dois compositores de trilhas prediletos, o americano Henry Mancini e o italiano Ennio Morricone. De Mancini tinha todos os discos lançados aqui, nos EUA, Europa e Japão. Alguns autografados e dedicados de próprio punho, que ele conseguiu em viagens a Nova York.

Conheci Clésius quando fiz uma reportagem sobre sua incrível coleção de trilhas (mais de 5 mil vinis) para o Jornal da Globo, em fins dos anos 80. Virou amigo e fornecedor de discos difíceis. Os que não conseguia através de catálogos especializados ou por serem muito raros não significava empecilho. Fazia gentilmente cópias de seu acervo pessoal. Inicialmente em k-7. Depois em CDs.

Uma visita à sua loja mudava e enriquecia a perspectiva que se tinha sobre música. Era um universo a descobrir.

A tecnologia engoliu os fabulosos tempos dos vinis e cds. A vida levou um amigo e um verdadeiro mentor de boa música. Levou o guardião das trilhas sonoras de nossas vidas. Cada um de nós tem uma trilha sonora para chamar de “minha”. Clésius conhecia todas elas.

Deixa os filhos Daphne, Clésius Fº, Noelle, Alyssa, Alisson e Ellen. E os netos Ewan, Francisco, Flávia, Olívia, Alice e Miguel. 12 ao todo. Como se fosse um disco de vinil “long play”. Com 6 faixas de cada lado. Significativo

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “Morre o fundador da Raridade Discos”

  1. Jaimilton Brito da Cruz

    A vida nos pega de supressa ! Conheci o grande
    guru em livros e música em 1973, chegamos a
    Trabalhar juntos, no que éramos nossa paixão livraria !!
    Sou privilegiado, chegamos a viajar juntos e curtir a natureza e apreciar a vida!!
    Lhe devo a bondade e paciência de apreender
    Ouvir músicas, e amar a natureza !

  2. Benedita Closel Faria

    Boa tarde ! É com grande pesar que soube da morte de meu primo Clesius, sobrinho de meu pai Osvaldo, irmão da minha tia Flávia, por intermédio dessa reportagem ,procurei no Google para saber notícias dele,pois não tinha contato faz muito tempo,mas era guardado nas lembranças boas ! Com certeza ,por merecimento, tem um lugar bom onde estiver!

  3. Benedita Closel Faria

    Boa tarde ! É com grande pesar que soube da morte de meu primo Clesius, sobrinho de meu pai Osvaldo, irmão da minha tia Flávia, por intermédio desse reportagem ,procurei no Google para saber notícias dele,pois não tinha contato faz muito tempo,mas era guardado nas lembranças boas ! Com certeza ,por merecimento, tem um lugar bom onde estiver!

  4. Meu pai sempre foi um entusiasta da música, da literatura, do cinema, das artes em geral. Viveu a vida sempre em companhia de seus discos e livros, além dos cães e gatos que ele abrigava. Belíssima homenagem prestada pelo Plural, a família será eternamente grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima