“Pós-F” adapta obra de Fernanda Young para os palcos e faz estreia nacional no Guairinha

Depois de uma temporada em formato on-line, o espetáculo “Pós-F”, com texto de Fernanda Young, vai encarar plateias in loco e não mais virtuais. A estreia nacional será em Curitiba, no Guairinha, no próximo fim de semana. O show é […]

Depois de uma temporada em formato on-line, o espetáculo “Pós-F”, com texto de Fernanda Young, vai encarar plateias in loco e não mais virtuais. A estreia nacional será em Curitiba, no Guairinha, no próximo fim de semana.

O show é uma adaptação do livro “Pós-F, para além do masculino e do feminino”, de Fernanda Young, que levou um Prêmio Jabuti póstumo. A obra procura debater o significa ser mulher e ser homem nos dias de hoje.

No palco, Maria Ribeiro dá voz à autora que morreu em agosto de 2019, aos 49 anos, devido a uma parada respiratória provocada por uma crise de asma.

“Eu li o livro e fiquei louca por ele”, diz Maria Ribeiro em entrevista ao Plural. “Liguei para a Fernanda. Ela disse que nunca tinha pensado nele para o teatro, mas topou.”

A ideia original era que Young e Ribeiro participassem da peça, no palco. “A gente chegou até a fazer uma leitura juntas”, diz.

Para a diretora Mika Lins, o espetáculo procura ao máximo adaptar as experiências pessoais da própria Fernanda: “Buscamos transformar o que é expresso na teoria em ação, na experiência pessoal dela. É quase como se a Fernanda estivesse em cena exposta como pessoa e contasse suas memórias e vivências. Para além das ideias avançadas propostas no livro pela Fernanda, a peça é muito baseada na visão pessoal que eu e a Maria Ribeiro tivemos depois que ela passou pelas nossas vidas. E eliminamos qualquer didatismo, pois é um espetáculo sobre uma artista, sobre uma criadora, sobre uma ficcionista”.

A estreia on-line ocorreu em 12 de setembro de 2020, marcando a retomada das atividades culturais do Teatro Porto Seguro e foi um sucesso de público e crítica. Em apenas oito apresentações, o espetáculo contou com mais de 8 mil espectadores. 

“Espero que, depois de ver ‘Pós-F’, as pessoas saiam com mais vontade de conhecer a obra da Fernanda, porque ela tem livros incríveis que merecem ser mais reconhecidos”, diz Ribeiro.

Monólogo

“Pós-F”, monólogo que adapta texto de Fernanda Young com direção de Mika Lins e Maria Ribeiro no elenco. Guairinha (Rua XV de Novembro, 971 – Centro), (41) 3304-7900. Sábado (5) às 21h e domingo (6) às 19h. Classificação indicativa: 14 anos. Ingressos a R$ 80 (à venda aqui). É obrigatório o uso de máscaras na plateia e nas dependências do teatro.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima