Maior biblioteca alemã de Curitiba reabre depois de mais de um ano - Jornal Plural
13 out 2021 - 10h54

Maior biblioteca alemã de Curitiba reabre depois de mais de um ano

Biblioteca do Goethe-Institut tem mais de oito mil livros à disposição

Após mais de um ano fechada devido à pandemia, a biblioteca do Goethe-Institut Curitiba reabrirá ao público nesta quarta-feira, 13 de outubro. O espaço é o maior acervo de obras em alemão da capital paranaense, com livros (incluindo títulos traduzidos para o português), dicionários, enciclopédias, jornais e revistas, CDs, DVDs, bancos de dados em CD-ROM e jogos de tabuleiros e cartas.

Neste semestre, a abertura será apenas em alguns horários e dias de semana específicos. O cronograma até o dia 16 de dezembro de 2021 está disponível em https://www.goethe.de/ins/br/pt/sta/cur/bib/aus.html. Nessas datas, os visitantes poderão acessar livremente o espaço e materiais – apenas os tablets e computadores continuarão indisponíveis.

Qualquer pessoa pode fazer consultas e leituras na biblioteca, que tem entrada gratuita. Para frequentar o espaço é necessário o uso de máscara de proteção, a prática de distanciamento social e a higienização das mãos com álcool em gel 70% são obrigatórios.

Sorteio de livros

A reabertura ainda terá uma ação especial: os 30 primeiros usuários, novos ou antigos, que emprestarem materiais a partir da data de reabertura, participarão de um sorteio de diversos livros novos, tanto em alemão quanto em português.

Para realizar empréstimos, o cadastro pode ser feito de forma on-line: https://curitiba.bibliothek.goethe.de/cgi-bin/koha/opac-memberentry.pl, sendo necessário comparecer à biblioteca em até sete dias para confirmar a inscrição. Até o final do ano 2021, não serão cobradas as anuidades.

No site da biblioteca, https://curitiba.bibliothek.goethe.de/,  é possível consultar o catálogo on-line para agilizar o atendimento presencial. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Milhares de títulos em alemão

A biblioteca do Goethe-Institut Curitiba tem cerca de 8 mil títulos de autores de língua alemã. São livros de literatura clássica e contemporânea quanto de áreas específicas como filosofia, artes, direito e alemão como língua estrangeira. Para quem não fala o idioma, há também um amplo acervo com títulos traduzidos para o português.

O Instituto ainda disponibiliza a biblioteca digital Onleihe, que possui mais de 23.000 títulos, entre livros, revistas, jornais, músicas, audiobooks e até filmes –  quase todos em alemão – disponíveis no site https://www.onleihe.de/goethe-institut/.

O Goethe-Institut Curitiba fica na Rua Reinaldino S. de Quadros, 33 – Alto da XV. Mais informações no site https://www.goethe.de/curitiba.

Sobre o Goethe-Institut Curitiba

Em Curitiba desde 1972, o Goethe-Institut é o Instituto Cultural oficial da República Federal da Alemanha, fundado em 1951 na cidade de Munique, na Alemanha. Atualmente, o Goethe-Institut possui 157 sedes em 98 países, sendo 12 somente na Alemanha e cinco no Brasil. O objetivo é promover o conhecimento da língua alemã em todo o mundo assim como o intercâmbio cultural. 

O Goethe-Institut Curitiba fica na Rua Reinaldino S. de Quadros, 33 – Alto da XV. Devido à pandemia, o atendimento presencial está temporariamente suspenso. Os canais de comunicação são o e-mail [email protected] e o telefone (41) 3262-8244, com atendimento de segunda a sexta, das 10h às 17h. Mais informações no site https://www.goethe.de/curitiba.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias