“A inteligência das aves” entende que pássaros têm habilidades incríveis

Livro traz estudos dos últimos 20 anos que mostram que a capacidade cognitiva das aves pode se assemelhar a dos primatas

Não muito tempo atrás, as aves eram vistas como animais de inteligência pouco refinada. Delas, invejava-se apenas o voo e a leveza. Essa, no entanto, não parece ser a realidade. Nas últimas duas décadas, os trabalhos de campo e em laboratórios pelo mundo têm revelado exemplos de espécies de pássaros com capacidade cognitiva comparável a dos primatas. O livro “A inteligência das aves”, de Jennifer Ackerman, vem mostrar essas descobertas, abrindo o leque do comportamento animal e dos estudos científicos que demonstram a genialidade das aves.

O livro é uma viagem para dentro do cérebro dessas espécies através de testemunhos de pesquisadores e observações da autora, que busca entender os diferentes tipos de inteligência que fizeram das aves animais tão bem sucedidos evolutivamente. Cada capítulo conta a história de pássaros com habilidades extraordinárias, desde aqueles habitantes de terras distantes aos que fazem ninho nos nossos quintais. 

Habilidades e sobrevivência

De dodôs e tentilhões a pombos, papagaios e pardais, as aves têm habilidades surpreendentes: noção de tempo, reconhecimento de passado e futuro, manejo e criação de ferramentas, senso de direção, memória de longa duração e capacidade de aprender novos comportamentos por observação social.

Como os humanos, as aves adquirem novas línguas por meio do aprendizado, transformam seus cantos, apresentam sotaques e evoluem em diversas direções cognitivas já há mais de 150 milhões de anos. Não à toa, estão em todos os lugares do planeta: sua inteligência desenvolve estratégias de sobrevivência a cada dia. 

Mas essa sobrevivência está ameaçada. No último capítulo, Ackerman fala do antropoceno e das consequências desastrosas das ações humanas à existência dos pássaros. 

“A inteligência das aves” leva à redescoberta do mundo animal, no qual a inteligência humana apenas faz par evolutivo com a inteligência dos pássaros. Além de trazer curiosidades sobre as aves, o livro mostra os engenhosos caminhos que os pesquisadores seguiram para chegar a conclusões sobre a capacidade cognitiva das espécies. Em um texto divertido e provocativo, Ackerman fala de aves, de humanos e da incrível complexidade da natureza.

Livro

“A inteligência das aves”, de Jennifer Ackerman. Tradução de Reinaldo José Lopes e Tania Lopes. Fósforo, 368 páginas, R$89,90.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima