Ingressos, obras e datas: saiba tudo sobre a exposição de OSGEMEOS em Curitiba

Exposição “Segredos” entra em cartaz em Curitiba após sucesso na Pinacoteca de São Paulo

Nada mais OSGEMEOS do que uma plataforma nas alturas, em frente a uma parede, e muita, muita tinta. Foi exatamente isso que muitos curitibanos foram conferir no gramado do Museu Oscar Niemeyer no último fim de semana, onde se podia ver de perto os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo em ação.  

A dupla mais famosa da arte de rua brasileira veio à cidade para transformar a fachada do MON em tela para uma de suas obras. O espaço é o próximo destino da exposição “OSGEMEOS: Segredos”, com abertura ao público prevista para 18 de setembro. A mostra foi uma das mais visitadas na Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde esteve em cartaz entre outubro de 2020 e agosto de 2021, com direito a disputa por ingressos que esgotavam para venda em minutos. 

A exibição ocupará o “olho” do MON, com o mesmo acervo apresentado em São Paulo. Trata-se da primeira exposição panorâmica dos artistas, com mais de 1000 itens, dos quais cerca de 50 eram inéditos ou nunca exibidos no Brasil, além de objetos que marcaram a trajetória dos dois e sua inserção na cultura hip hop. Entre as obras estão telas, desenhos, instalações, sketches, algumas peças até difíceis de classificar, e — é claro — muito graffiti.   

Segundo a assessoria do museu do Paraná, a visitação e a venda de ingressos também devem seguir os formatos adotados na capital paulista. Os interessados deverão comprar os tíquetes online antecipadamente e as visitas terão horário marcado e o número será reduzido e controlado devido às limitações impostas pela pandemia. 

A intervenção na fachada do MON, que deve ser concluída até a sexta-feira (27), já foi admirada por muitas pessoas, mas também resultou em polêmica. Disparou a discussão sobre a falta de oportunidades para os artistas locais em espaços consagrados, como o do museu. Para muitos, em vez da dupla famosa, deveriam ser grafiteiros daqui naquelas paredes. 

OSGEMEOS que ganharam o mundo 

O trabalho de Gustavo e Otávio Pandolfo (São Paulo, 1974) é conhecido e reconhecido para além das fronteiras do Brasil. Fora os murais espalhados por 60 países, suas criações já puderam ser vistas no Hamburger Bahnhof, em Berlim; na Vancouver Biennale, no Canadá; no MOCA – Museum of Contemporary Art, em Los Angeles; no MOT – Museum of Contemporary Art Tokyo, em Tóquio; na Tate Modern, em Londres; na Triennale de Milão; e nos telões da Times Square, em Nova York; entre outros. 

Serviço: 

Exposição “OSGEMEOS: Segredos”

Data: de 18 de setembro de 2021 a abril de 2022 (terça a domingo) 

Horários: das 10h às 18h, com último acesso às 17h.

Onde: Museu Oscar Niemeyer — MON, Curitiba, Paraná. Rua Marechal Hermes, 999.

Ingressos e mais informações: https://museuoscarniemeyer.byinti.com/#/event/exposicao-osgemeos

Preços: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia-entrada. 

Entrada gratuita: menores de 12 anos, maiores de 60 anos, jornalistas, taxistas credenciados à URBS, membros da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP), membros do International Council of Museums (ICOM), sempre mediante apresentação de documento comprovatório.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Ingressos, obras e datas: saiba tudo sobre a exposição de OSGEMEOS em Curitiba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima