Guia cultural: seis eventos gratuitos e pagos para curtir em Curitiba nos próximos dias

Mostras de cinema, música e teatro são ideias do que fazer em Curitiba nos próximos dias

Ainda não sabe o que fazer em Curitiba no fim de semana? O Plural selecionou seis eventos bacanas que acontecem nos próximos dias. Confira a seguir.

1. VIII Mostra Internacional de Cinema pelos Animais 

(Exibição de filmes e documentários.)

A Mostra Internacional de Cinema pelos Animais, organizada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, é um dos maiores eventos de cinema do país em prol dos animais. Mais de 30 filmes e documentários produzidos em dez países serão exibidos na Cinemateca de Curitiba. Haverá, ainda, uma feira de comidas veganas no local. O evento é gratuito.

Sábado (2) e domingo (3), das 14h às 21h, na Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco). A programação completa está disponível no Instagram da Mostra Animal

2. Blue Jazz Brasil Festival

(Festival de música ao ar livre.)

A 7ª edição do “Blue Jazz Brasil Festival”, que teve início em São Paulo, chega a Curitiba com um elenco de encher os olhos. Dentre as ilustres presenças, estão Renato Borghetti, Yamandu Costa, Fábio Perón e Filipe Moreno. O evento ao ar livre conta, ainda, com piquenique, atividades para crianças e ações de sustentabilidade. A entrada é gratuita.

Sábado (2), das 11h às 19h, na Área Externa do Jockey Eventos (Rua Dino Bertoldi, 740 – Tarumã). Veja a programação completa no site do evento.

3. Mostra de Cinemas Africanos

(Exibição de filmes e documentários.)

Curitiba recebe a edição presencial da Mostra de Cinemas Africanos 2022. Serão exibidas produções da África do Sul, Angola, Burkina Faso, Camarões, Chade, Egito, Guiné-Bissau, Níger, Nigéria, Quênia, Ruanda, Senegal e Tunísia. A mostra traz, ainda, curta-metragens on-line para todo o Brasil na plataforma Sesc Digital. O evento é gratuito.

De 7 a 13 de julho, no Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro) e na Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco). Veja a programação completa no site da mostra

Mostra de Cinemas Africanos
O filme “Caminhar sobre a Água” (2021), de Aïssa Maiga, está na Mostra de Cinemas Africanos. (Foto: Divulgação)

4. Mostra de Teatro Segundo Ato

(Peças de teatro.)

Os alunos de teatro da Segundo Ato sobem ao palco atuando em diferentes gêneros durante a segunda edição da mostra promovida pela escola. Entre os espetáculos, o público pode conferir montagens de gêneros como comedia dell’arte, tragédia clássica, teatro infantil e um musical, divididos em sessões gratuitas e pagas.

De 3 a 17 de julho, na Rua da Cidadania do Pinheirinho (apresentações gratuitas) e no Espaço Fantástico das Artes (ingressos R$ 15). Outras informações, aqui.

5. Circuito Off da 39ª edição da Oficina de Música no Vale da Música

(Shows no palco flutuante da Ópera de Arame.)

Quem quer almoçar ou curtir um happy hour ao som de grandes nomes da música brasileira e fazer isso num cenário lindo, já tem programa para o início de julho. O palco flutuante da Ópera de Arame recebe músicos, professores e estudantes para o Circuito Off da 39ª edição da Oficina de Música, que acontece pela primeira vez durante o inverno. Outras informações, nas redes sociais do evento.

De 1º a 10 de julho, no Palco Flutuante da Ópera de Arame (Rua João Gava, 970 – Abranches). Os ingressos custam a partir de R$7,50 (meia).

Vale da música faz parte do Circuito Off da 39ª edição da Oficina de Música. (Foto: Divulgação)

6. Coreo(codes): movimentos codificados em espaços singulares

(Lançamento de livro interativo de dança e fotografia.)

Coreo(codes) é um livro interativo que proporciona uma experiência audiovisual por meio de QR Codes e revela espaços afetivos de cidades do interior do Paraná. O lançamento da obra da bailarina Patrícia Machado e do fotógrafo Tom Lisboa acontece na Soma Galeria e conta com um bate-papo com a equipe de criação, equipe técnica e alguns dos participantes do projeto.

Sexta (1º), às 19h, na Soma Galeria (Av. Sete de Setembro, 5.708 – Batel). Outras informações nas redes sociais do projeto.

Projeto de dança e fotografia vira livro interativo com QR Code.
(Foto:Tom Lisboa/Divulgação)

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima