Guia cultural: da Camerata ao Cine Passeio, do teatro ao Tom Jobim

Confira os destaques do roteiro de artes e cultura em Curitiba para os próximos dias

A seguir, confira os destaques desta semana na área de artes e cultura, e escolha o que fazer em Curitiba.

1.   “FIMS na Vila”

Feira Internacional da Música do Sul

A Feira Internacional da Música do Sul (FIMS), principal evento do sul do país de formação e economia musical, atento à cena do rap nas vilas de Curitiba, criou o edital FIMS na Vila em parceria com os festivais Favela Sounds (DF) e Festival IMUNE (Belo Horizonte). O evento reúne artistas e bandas selecionadas para dois dias de encontros com com painéis, workshops e showcases de bandas oriundas da periferia.

Sábado (11), no Centro Cultural da Vilinha (Bairro Alto); e domingo (12), no Teatro da Vila (CIC). Outras informações nas redes sociais da FIMS. Entrada gratuita.

2.   “Necrobrasiliana”

Exposição no MUPA

“Necrobrasiliana” reúne obras de 12 artistas contemporâneos que reiterpretam e reinventam o acervo documental – visual e escrito – denominado “Brasiliana”. Produzidos entre os séculos 16 e 19, por artistas e outras personalidades como Albert Eckout, Jean-Baptiste Debret, Johan Moritz Rugendas, os documentos históricos trazem imagens da violência colonial praticada com as populações indígenas e negras.

O objetivo é questionar a normalização das violências do colonialismo, presente na memória coletiva dos brasileiros. A exposição inédita é resultado do intercâmbio entre o Museu Paranaense e a Fundação Joaquim Nabuco, de Recife (PE).

No Museu Paranaense (Rua Kellers, 289). Outras informações, aqui. Entrada gratuita. Em cartaz até 28 de agosto.

Obra de Thiago Martins de Melo faz parte da exposição. (Foto: divulgação)

3.   “Solamente”

Espetáculo de teatro

O espetáculo “Solamente”, da Cia Ganesh, volta a Curitiba com a proposta de chamar o público a repensar experiências, ídolos e ideais. Na peça, o cantor David Bowie é uma figura a ser idolatrada. A versatilidade do astro do pop e suas peculiaridades funcionam como provocações pontuais para o enredo. Entrada gratuita. Os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.

Temporada de 9 a 19 de junho, de quinta a domingo, às 20h. Teatro Novelas Curitibanas (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222). Outras informações, aqui.

4.   “Apocalipse, por favor!”

Bate-papo com o quadrinista Felipe Parucci

O autor da HQ “Apocalipse, por favor!”, Felipe Parucci, estará na Itiban Comic Shop neste fim de semana para um bate papo sobre a obra, que estava esgotada e renasceu com um novo projeto gráfico. O encontro será mediado por Rodrigo Scama e Líber Paz, do Kitinete HQ.

Sábado (11), às 15h, na Itiban Comic Shop. Outras informações nas redes sociais da loja.

5.   “Vocal Brasileirão”

Show de pré-lançamento do CD “Brasileirão canta Tom Jobim”

Vocal Brasileirão apresenta show de pré-lançamento do CD “Brasileirão canta Tom Jobim”, álbum que revisita a obra de Antônio Carlos Jobim a partir de um recorte das obras de inspiração nacionalista, sobretudo na fase que veio depois da bossa nova (1970–1994).

Para o espetáculo, o Vocal Brasileirão contará com a participação dos instrumentistas Fábio Cardoso (piano), Daniel Rebel (flauta), Sandro Guaraná (baixo elétrico) e Thales Lemos (bateria), além de Vicente Ribeiro (violão e direção musical).

Sexta (10), às 19h, no Teatro da Vila (Rua Davi Xavier da Silva, 451). Outras informações, aqui. Entrada gratuita.

6.   Curitiba Lê

Contação de histórias

Nos sábados do mês de junho, os contadores de histórias do programa Curitiba Lê apresentam narrativas populares, contos clássicos e obras contemporâneas da literatura infantil e infantojuvenil em encontro gratuito.

Nos espaços culturais Casa da Leitura Hilda Hilst, Casa da Leitura Manoel Carlos Karam e Casa da Leitura Wilson Bueno, sempre aos sábados (dias 11, 18 e 25), às 15h. Outras informações, aqui.

7.   “Let it Be or Not to Be”

Apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba

A Camerata Antiqua de Curitiba apresenta canções dos Beatles e obras de Henrique VIII (1491–1547), Henry Purcell (1659–1695), Thomas Morley (1557–1602) e John Dowland (1563–1626).

Sexta (10), às 20h, sábado (11) e domingo (12), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. Outras informações, aqui. Ingressos disponíveis na plataforma Minha Entrada.

8.   Clássicos do Cinema Britânico

Exibição de filmes no Cine Passeio

O Cine Passeio exibirá gratuitamente filmes clássicos do cinema do Reino Unido durante a Semana Cultural Britânica. A mostra conta com produções como “Carruagens de Fogo” (1981), de Hugh Hudson, e “A Dama Oculta” (1938), de Alfred Hitchcock.

De quinta (9) a domingo (12), às 17h e às 19h, na Sala Valêncio Xavier do Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410). Outras informações, aqui.

9.   “Conexão entre Mundos”

Exposição do artista plástico Orteniz Pazzini

A exposição “Conexão entre Mundos”, do artista plástico paranaense Orteniz Pazzini, está aberta à visitação nos finais de semana do mês de junho. A mostra traz obras renomadas e também inéditas da “Coleção Almas”, resultante dos sonhos do artista, que utiliza materiais que seriam descartados como tela para suas pinturas.

No Oratório de Bach, no Bosque Alemão (R. Schubert, 175 – Vista Alegre). Outras informações no site do artista. Em cartaz nos finais de semana, até 26 de junho.

10.  “Uma Criatura Boa e Dócil”

Espetáculo de teatro

A nova montagem da Casa de Artes Helena Kolody, “Uma Criatura Boa e Dócil”, é inspirada na obra de Dostoiévski. O drama retrata a relação conflitante entre um usurário de meia-idade e uma jovem órfã. Uma vez casados, os dois expõem suas diferenças e necessidades.

Temporada de 9 a 26 de junho, de quinta-feira a sábado, às 20h. Teatro de Bolso (Rua Itupava 1299 – Alto da XV). Outras informações, aqui.

Cena de “Uma criatura boa e dócil”. (Foto: Roni Nascimento)

11. “Saudade é Amor”

Show da Tiê

A cantora Tiê vem a Curitiba com seu novo show “Saudade é Amor”. Após mais de dois anos sem espetáculos presenciais, a artista se apresenta em tom intimista e acolhedor, ora sozinha com seu violão, ora acompanhada de baixo e bateria. Tiê passeia por várias canções do seu primeiro álbum, “Sweet Jardim”, além de outros álbuns e sucessos da sua carreira, como “A Noite”, “Amuleto” e “Mexeu Comigo”.

Sábado (11), às 20h, no Teatro Sesi Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1341). Outras informações pelo número (41) 988 687 981 (WhatsApp). Ingressos à venda aqui.

Tiê volta a Curitiba trazendo sucessos de sua carreira. (Foto: divulgação)

12.  “VIK”

Espetáculo de teatro ilusionista

Curitiba recebe “VIK – O Micro Espetáculo”, do ilusionista e diretor Maicon Clenk. As apresentações, gratuitas e voltadas a todas as idades, abordam a magia dos ciclos da vida e contam a história de um ser elemental que tem a missão de proteger o reino vegetal.

A protagonista é a atriz Juliana Caldas (da novela “O Outro Lado do Paraíso”). Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados no Sympla.

Sexta (10), às 20h30; 11 e 12 , às 16h e às 20h30. Guairinha (Rua XV de Novembro, 971 – Centro). Outras informações, aqui.

A atriz Juliana Caldas é protagonista de “Vik”. (Foto: divulgação)

13. All Party CWB

Festa com discotecagem

O mês de junho traz a segunda edição da All Party CWB, festa curitibana da cultura de rua com apresentações musicais de peso. Estarão presentes os grupos 16 Toneladas, Mas Q Nada e Monza Beats, além do coletivo Valetão Crew, que fará uma intervenção visual no local em tempo real.

Sábado (11), a partir das 22h, no Basement Cultural (Rua Des. Benvindo Valente, 260 – São Francisco). Outras informações nas redes sociais do evento. Ingressos a partir de R$15.

16 toneladas estará presente na All Party CWB. (Foto: divulgação)

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima