Grupo Fato, aos 25 anos, lança um novo álbum

"Claro_movimento" celebra aniversário da banda que mistura diversos estilos regionais de música do Paraná

“Não sei como, não me pergunte, sobre essa resistência maluca, mas a gente ainda acha importante fazer o que a gente faz”, diz Grace Torres, integrante do Grupo Fato desde 1994 – ano em que a banda foi formada. No dia 17 de abril, o grupo curitibano lança seu nono álbum ao longo dos 25 anos de carreira, o “Claro_Movimento”.  Por causa da pandemia, o lançamento será apenas virtual – o disco físico, com direito a show, vem só mais adiante, quando a situação se normalizar. 

Com doze canções, o álbum – gravado em novembro de 2019 – é uma referência clara ao caminho que a banda percorreu até aqui: “A gente olha para esse percurso com uma clareza muito grande, e se sente com vontade de continuar em movimento”, conta Grace. É nesse desenho bem traçado e visível que a capa do disco se baseia. A imagem de uma das “pedras que andam”, na Califórnia, busca mostrar um grupo que deixou sua marca ao longo do tempo, mas que vai continuar em movimento. 

Mesmo dentro de uma “caixinha” da música brasileira, é difícil dar um rótulo ao Grupo Fato – a sonoridade da banda se baseia justamente na mistura de diversos estilos regionais do Paraná. “Pô, [o Paraná] tem todos esses imigrantes, vamos fazer esses caras casarem! (risos)”, conta Grace. Para ela, o novo álbum representa um momento de maior maturidade do grupo – que se aperfeiçoou na arte de mesclar estilos diferentes. “No começo não sabíamos muito bem como dosar ‘esses temperos’. Agora encontramos um jeito de experimentar, mas harmonizando muito mais”, resume. 

As doze canções inéditas de “Claro_Movimento” já contam com um single – “Movimento” – e dois clipes lançados. Outros dois videoclipes ainda devem ser produzidos e disponibilizados neste ano.  

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima