G2 Cia de Dança comemora duas décadas com espetáculos no Guairinha

Companhia é formada por ex-integrantes do Balé Teatro Guaíra entre 53 e 65 anos, e aposta na maturidade artística e na exploração de outras formas de expressão

Criado em dezembro de 1999, o G2 Cia de Dança surgiu como um segundo grupo dentro do Teatro Guaíra. O objetivo era, a exemplo de um grupo holandês, fazer uso da maturidade artísticas dos bailarinos veteranos. Em 2019, nos dias 10, 11, 14 e 15 de dezembro, o Guairinha recebe dois espetáculos em comemoração aos 20 anos da companhia.

“O corpo vai ficando cheio de limitações – o que é normal pela idade e até pelo excesso de uso”, explica o bailarino Ricardo Garanhani. Hoje, aos 55 anos de idade, ele integra a companhia há cerca de sete. “Agregamos outras técnicas junto com a dança – de teatro, de interpretação – para conseguir completar o espetáculo. Fazemos um trabalho muito forte de pesquisa, no qual estudamos movimentos que nosso corpo ainda consegue fazer com qualidade”, esclarece. 

Buscando novos rumos, estéticas e linguagens da dança, o grupo trabalha técnicas de dança clássica, contemporânea, de improvisação e pesquisa de movimento. A iniciativa, pioneira no Brasil, é também a única em atividade atualmente. 

O grupo é composto por nove bailarinos entre 53 e 65 anos, cada um com – no mínimo – 30 anos de experiência no palco. Além da bagagem artística, para Ricardo o diferencial do G2 é o foco: “Hoje em dia queremos atingir a emoção que a forma dá, a emoção que o corpo dá. Não que antes não tivesse emoção, mas conseguimos trabalhar mais, não a estética da forma, mas a emoção que a forma pode dar”, diz. 

Em comemoração aos 20 anos de estrada, o G2 apresenta dois espetáculos de seu repertório: “La Cena”, uma espécie de versão do clássico “Quebra-nozes” com pitadas de Neil Gaiman e do balé russo; e “Blow Elliot Benjamin”, que se baseia na história real de um britânico diagnosticado erroneamente com uma doença terminal.

Serviço
G2 Cia de Dança no Guairinha 
Espetáculo La Cena
Data: 10 e 11 de dezembro (terça e quarta-feira), às 20h30
Local: Guairinha, na rua XV de Novembro, s/n (Centro)

Espetáculo Blow Elliot Benjamin
Data: 14 de dezembro (sábado), às 20h30; e 15 de dezembro (domingo), às 18h
Local: Guairinha, na rua XV de Novembro, s/n (Centro)
Ingresso R$20 e R$10, na bilheteria do Teatro e pelo Ticket Fácil

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima